Acesso à Internet por banda larga, informações relativas ao IPJ e outros serviços estão à disposição dos jovens nas lojas
Quarta “loja do cidadão” para os jovens
“Ponto Já” abriu em Castelo Branco

Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude, deslocou-se ontem 5 de Setembro a Castelo Branco para a inauguração da quarta loja "Ponto Já". A Covilhã só vai ter um espaço semelhante no próximo ano.



A primeira “loja do cidadão” para jovens em Castelo Branco e a quarta do País foi inaugurada ontem, 5 de Setembro, pelo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias. A iniciativa surgiu da ligação entre esta secretaria e o Instituto Português da Juventude (IPJ).
O primeiro “Ponto Já” do País abriu a 1 de Fevereiro, no Instituto Português da Juventude, em Lisboa (Av. Liberdade, 194), tendo sido inauguradas entretanto mais duas lojas em Braga e Santarém.
Castelo Branco é a quarta de um total de 18 lojas “Ponto Já” que serão instaladas nas capitais de distrito, nas delegações regionais do IPJ. Só depois desta primeira fase os responsáveis ministeriais avançaram para instalações em diversas cidades portuguesas, “como é o caso da Covilhã”. Laurentino Dias sublinhou o facto de um espaço semelhante ao que ontem foi inaugurado em Castelo Branco estar pensado também para a “cidade neve”. Contudo, este responsável não avançou qualquer data efectiva para a abertura do mesmo. Dias apenas disse que a abertura decorrerá no próximo ano.
O investimento a realizar até ao final de 2005, na concepção e instalação das lojas, ascende a cerca de 900 mil euros. Para 2006 a secretaria de Estado da Juventude ainda não avança com montantes.
As lojas “Ponto Já” são espaços públicos que promovem aconselhamento aos jovens, permitem igualmente o acesso à Internet (banda larga) e a utilização de equipamento informático, estando ainda equipados com salas de estudo, biblioteca, mediateca e outros serviços de apoio, como bar, telefone, terminal Multibanco, etc.
Segundo os responsáveis pelo IPJ “nestes espaços os jovens podem ainda ter acesso a um vasto conjunto de informação, como oportunidades de estudo e trabalho em Portugal e no estrangeiro, projectos e concursos, formação, voluntariado, tempos livres “cartão-jovem”, turismo juvenil e outras matérias”. A nova loja está agora a funcionar no rés-do-chão do IPJ de Castelo Branco.