Os cavalos estiveram em grande neste evento desportivo
Cavalos em destaque
Provas equestres em Idanha-a-Nova

A freguesia do Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova, recebeu, sábado, 10, provas de resistência equestre.


NC / Urbi et Orbi


O “IV Raid Hípico de Promoção” incluiu uma prova promocional, com 59 quilómetros , e um Concurso de Endurance Nacional de uma estrela (os raides nacionais dividem-se em quatro categorias de estrelas, de acordo com o seu grau de dificuldade), com 60 quilómetros , que integra o calendário nacional equestre da modalidade.
Os concursos de fundo testam sobretudo a resistência e aptidão dos cavalos, pelo que os animais são submetidos a rigorosos exames. O veterinário controla o seu estado de saúde, nomeadamente através da análise da frequência cardíaca e respiratória, da temperatura e do estado das mucosas. A primeira inspecção veterinária realizou-se no dia anterior ao raid, no recinto das festas do Rosmaninhal, onde também decorreram as provas no sábado.
Cavalos e cavaleiros coloriram aquela localidade, pelo quarto ano consecutivo. Este tipo de eventos desportivos tem trazido, anualmente, centenas de visitantes ao concelho. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova organizou o “IV Raid Hípico de Promoção”, com o apoio do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) e da Junta de Freguesia local. Como habitualmente, a Federação Equestre Portuguesa (FEP) garantiu apoio técnico às provas. A cerimónia de entrega de prémios decorreu nessa mesma tarde no Ladoeiro, no Hotel Idanhacaça.