Estudar algumas teorias matemáticas foi o objectivo da tese de mestrado
Mestrado em Matemática
Anéis de involução

Uma teoria matemática foi estudada pela autora da dissertação de mestrado apresentada na passada semana na UBI. Simplificar a compreensão dos cálculos esteve no centro das prioridades.


Por Eduardo Alves


Para os amantes do mundo dos números e dos cálculos, os teoremas de estrutura representam grandes desafios. Ana Maria Amaro dos Santos é a autora de uma dissertação de mestrado na área da matemática que trata, “de forma profunda” este tema. Com o título “Sobre a estrutura de anéis de involução”, esta investigadora e docente pretendeu melhorar a compreensão de algumas teses que actualmente vingam nesta área.
Mais relacionado com álgebra, “do que com a matemática propriamente dita”, este estudo girou em torno “da versão evolutiva dos teoremas de estrutura”, tendo como suporte “os anéis de matrizes e outros” explica a autora. Do resultado final, a mesma destaca “a descrição dos teoremas de estrutura que dizem respeito à teoria de anéis de involução”. Uma área específica deste estudo foi dedicada a este ponto.
José Alberto Ribeiro Pacheco de Carvalho, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria Manuela Oliveira de Sousa Antunes Sobral, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Mohammad Rostami, professor associado da Universidade da Beira Interior foram os membros do júri que aprovou esta tese.