Recepção ao Caloiro
Portugueses em grande

Já é conhecido o programa da Recepção ao Caloiro 2005. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior apresenta várias novidades para este evento que comemora o arranque de mais um ano lectivo.



Por Eduardo Alves

Xutos e Pontapés voltam a fazer parte do programa da Recepção ao Caloiro

Os responsáveis pela academia prometem diversas surpresas para a Recepção ao Caloiro 2005. Uma das mais importantes passa pela aposta, em exclusivo, em bandas portuguesas que vão animar os palcos da ANIL entre os dias 16 e 22 de Outubro. Este evento que marca o início de mais um ano lectivo arranca dia 16 com a tradicional Serenata no largo do Calvário, à meia-noite. Este ano, o Grupo Alma Mater foi o escolhido para uma das noites mais marcantes da recepção. Dia 17, segunda-feira, será dedicado ao Arraial da Cerveja. Leonel Figueiredo, Rabo de Saia e Ferro e Fogo dão música à primeira noite de concertos no Pavilhão da ANIL. Terça-feira, 18, a AAUBI apresenta Squeeze Theeze Please e Fonzie. A tradicional Latada realiza-se na tarde de quarta-feira, 19, noite em que a animação do pavilhão da ANIL vai ficar a cargo dos estudantes do Instituto Politécnico da Guarda. Para essa noite está agendada a apresentação do programa da recepção ao caloiro, a realizar na cidade mais alta de Portugal, o palco vai também estar dedicado a um Festival Regional de Tunas e ao DJ Pete The Zouk. Para dia 20, quinta-feira, a academia deixa a animação da ANIL a cargo de Jerónimo e os Cromagnon e Expensive Soul, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta também o programa da sua recepção ao caloiro. Sexta, 21, A Filarmónica Gil e os Phill Case tomam conta do palco da ANIL. Para a última noite de concertos, sábado, 22, a AAUBI agendou a actuação da banda de garagem vencedora do concurso de bandas promovido durante o “Radicool”, e a também a já tradicional presença dos Xutos e Pontapés. A noite termina com o DJ XL Garcia.




Desportos radicais unem-se à cultura

“Radicool 2005” foi a primeira edição duma iniciativa conjunta entre a AAUBI e as associações académicas dos dois politécnicos da região. Um fim-de-semana que juntou o “Campo de Montanha” e o “Festival de Música Moderna” no Sky Parque de Manteigas.
Estas actividades promovidas pela AAUBI há já alguns anos, “foram agora agrupadas devido à tentativa de reunir recursos humanos e reduzir as despesas da associação”, adiantaram os responsáveis da academia covilhanense. O “Radicool” ofereceu aos participantes um dia repleto de desportos radicais como provas de rappel, equitação, tiro ao alvo, paintball, BTT e esqui. Já na noite de sábado, a animação ficou a cargo dos grupos musicais finalistas do concurso de bandas de garagem promovido pelas três academias.