A mais recente produção do GICC fala sobre a obra do escritor Alçada Batista
Em cena no Teatro das Beiras
Memórias de Alçada Baptista

O Teatro das Beiras apresenta até 19 de Outubro a peça “Quadros do Interior”. Um trabalho encenado a partir de duas obras do escritor covilhanense.


NC / Urbi et Orbi


Está em cena até 19 de Outubro, no Teatro das Beiras, “Quadros do Interior”. O mais recente trabalho da companhia, baseado nas obras “Peregrinação Interior” e “Pesca à Linha”, do escritor covilhanense António Alçada Baptista. A adaptação do texto é da responsabilidade de José Carretas, que assina também a encenação da peça.
“É a nossa visão de uma possível memória do Alçada Batista sobre a sua infância”, explica Pedro Fiúza, o actor que vai narrando os acontecimentos e encarna a personagem do escritor que retratou a Covilhã antiga e os seus rituais religiosos em “Peregrinação Interior”.
José Carretas, que deu o seu cunho pessoal ao texto e retirou daqui e dali os episódios que lhe pareceram mais interessantes, salienta que não seguiu a cronologia de nenhuma das obras, que foi entrecruzando. E acrescenta que “a componente intimista, quase confessional do autor, quase não é abordada”. “Preferi as partes humorísticas e factuais e menos as dúvidas, as angústias do autor, que não são exactamente as minhas. Interessa-me o lado do humor, o lado quase nostálgico perante um passado que era para ele, apesar de psicótico, ternurento”, sublinha.
A peça, com a duração de uma hora e dez minutos, mostra o ambiente religioso em que Alçada Baptista foi educado, numa família em que as suas tias têm uma forte presença, a casa com a criada trapalhona, numa interpretação muito bem conseguida de Eva Fernandes e o ambiente em que se moviam os padres de província. Sempre com apontamentos constantes de humor.
É também um trabalho onde, segundo José Carretas, se verifica uma presença religiosa mas ao mesmo tempo crítica. Reflexo do comportamento de Alçada Batista. “Ele é um homem de rituais, mas que consegue ter uma consciência crítica dentro das situações que viveu ou que inventou. Não perde nunca a visão exterior do que se está a passar”, frisa.
Quanto às expectativas, José Carretas diz que está curioso para ver a reacção do público, “porque é um estilo de espectáculos pouco habitual, mesmo pela temática”. Já Eva Fernandes acredita que o espectáculo será um sucesso. “Até pelo facto de ser a adaptação de um texto de um autor covilhanense. Por ser a leitura de uma época e de um autor”, salienta.
“Quadros das Beiras” está em exibição de terça-feira a sábado, no auditório do Teatro das Beiras, às 21h30. Do elenco fazem parte Flávio Hamilton, Sofia Valadas, Pedro Fiúza, Sofia Bernardo, Marco Telmo e Eva Fernandes.