Idanha-a-Nova
Desertificação continua a crescer

Ao todo, nos últimos 20 anos, o concelho idanhense perdeu mais de 27 por cento da população. O diagnóstico é feito pela Rede Social, que aponta também para uma grande taxa de abandono escolar.

NC / Urbi et Orbi

Mais de 27 por cento da população abandonou o concelho nos últimos 20 anos

O concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, perdeu em 20 anos 27,6 por cento da sua população, segundo dados de um estudo efectuado no âmbito da Rede Social do Concelho. João Jóia, coordenador do Plano de Desenvolvimento Social de Idanha-a-Nova, disse na passada semana, que os 27,6 por cento da população abandonaram o concelho entre 1981 e 2001, possuindo o município actualmente 11 mil 659 habitantes, quatro mil e 747 dos quais idosos. Segundo o Censos de 2001, apenas 0,9 por cento da população residente tem menos de 15 anos. Sendo o quarto concelho do País em termos de extensão, a densidade populacional situa-se nos 8,1 habitantes por quilómetro quadrado, o que coloca a Idanha no rol dos concelhos menos povoados de Portugal.
Estes dados foram na apresentação do Plano de Desenvolvimento Social para o triénio 2005/2008, que aposta em três eixos fundamentais de intervenção: qualificação escolar e sócio-profissional, toxicodependência e alcoolismo e cuidados de saúde. Segundo João Jóia, "a taxa de abandono escolar é muito elevada", sendo necessário "apostar na melhoria da qualidade do ensino e no apoio à educação dos alunos mais desfavorecidos, incentivando-os a não abandonarem o ensino".
Já no âmbito da toxicodependência e alcoolismo, o responsável pelo plano disse que serão desenvolvidas acções de prevenção de consumos iniciais "através do envolvimento mais participativo das escolas e dos encarregados de educação" e mediar a inserção profissional "através da criação de uma Comissão de Acompanhamento, articulando o processo com os Centros de Saúde, Segurança Social, Câmara e o Instituto da Droga e Toxicodependência", assegura aquele técnico.
Quanto aos cuidados de saúde, a principal preocupação é o aumento da cobertura dos serviços. O estudo apresentado revela, ainda, que 94,6 por cento das famílias do concelho de Idanha-a-Nova possuem casa própria, estando o crescimento urbanístico circunscrito à sede do município e às freguesias de Ladoeiro e Zebreira. Nas restantes freguesias assiste-se particularmente a reconstruções.