Nova valência
Tinalhas tem extensão de saúde

Velha aspiração da população de Freguesia de Tinalhas, a Extensão de Saúde foi finalmente inaugurada na passada semana, pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, que perante dezenas de pessoas, lembrou que a autarquia não fez favores a ninguém, apenas cumprindo a sua obrigação.

NC / Urbi et Orbi

A extensão de saúde agora inaugurada era uma das aspirações da população há vários anos

Na cerimónia de inauguração da nova estrutura, Joaquim Morão recordou as várias obras levadas a efeito na freguesia de Tinalhas, como a requalificação da estrada que liga esta localidade a São Vicente da Beira. No entanto, Joaquim Morão reconhece que há mais coisas para fazer, embora o essencial "esteja concluído".
No que respeita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), adianta estar resolvida na zona. "Só se inauguram obras porque elas se fazem", afirma o autarca.
Ana Maria Correia, coordenadora da Sub-Região de Saúde de Castelo Branco, disse que os tinalhenses eram "sortudos" por terem um edifício deste género, que se localiza num rés-do-chão, ao contrário da velha extensão de saúde.
O presidente da Junta de Freguesia, José Apolinário, começou por recordar que em quase três anos não foi possível dar corpo ao projecto. "Foi seguramente com a entrada do novo Governo que se conseguiu desbloquear a situação", acrescentando que "não foi tarefa fácil, mas o objectivo foi conseguido, mesmo quando muitos questionavam a concretização do mesmo". O autarca lembrou as promessas feitas há quatro anos, cujas obras foram cumpridas. "Uma vez resolvidos os problemas de infra-estruturas básicas pretendemos agora avançar, para outras ambições e necessidades que gostaríamos de ver concretizadas", adianta José Apolinário, que destaca como prioritária uma urbanização a custos reduzidos para fixação dos jovens; requalificação da zona de lazer e a construção do centro de noite, a fim de dar outra vida à componente do Centro de Dia.