“Insuficiência Cardiovascular”
As doenças do coração

Decorreu ontem, 10 de Outubro, no anfiteatro 6.1 do pólo VI da Universidade da Beira Interior, (UBI) um seminário integrado no II Ciclo de Seminários do CICS (Centro de Investigação em Ciências da Saúde).

Por João Lourenço

Este seminário está integrado num ciclo de eventos promovidos pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde

Intitulado “Phosphodiesterases and cyclic nucleotide microdomains in cardiac myocytes”, este seminário teve como tema principal a insuficiência cardiovascular.
Entre os principais oradores que participaram nesta iniciativa, destacaram-se Rodolphe Fischmeister, director do laboratório “Cardiologie Cellulaire et Molleculaire” de França, e Ignácio Verde, investigador do CICS. Segundo este último, o evento teve como objectivo “mostrar como algumas proteínas interferem no funcionamento do coração, mais precisamente no funcionamento das suas células”.
Eduardo Cavaco, docente da UBI, e director do CICS, sublinhou também o facto destes “phosphodisteroses” estarem implicados na insuficiência cardiovascular, daí ser necessário investigar e descobrir a sua acção. Um conhecimento mais profundo da actuação destas substâncias no organismo humano pode “evitar bastante males”, adiantam os conferencistas.
Este ciclo sobre saúde tem continuação já no próximo dia 14 com o tema “como manter a estabilidade gonómica durante a divisão celular?”, com o orador Cláudio Sunkel, vice-presidente do IBMC do Porto e responsável pelo grupo de investigação Genética Molecular. Dia 11 de Janeiro de 2006 decorrerá mais um seminário sobre o cancro com o orador Fernando Smicht. Apesar de aberto à comunidade em geral o seminário contou apenas com cerca de trinta pessoas no auditório.