Terra Beirã
 
 
Aguiar da Beira
 
É por entre dólmenes e castros que se começam a desbravar terras de Aguiar da Beira. A Serra da Abelha dá uma boa recepção a todos os que pretendem visitar este concelho beirão. Encravada no meio de gigantes graníticos, Aguiar da Beira constituiu uma localidade com uma vasta história e um riquíssimo património arquitectónico.
De importância maior noutros tempos, por ser ponto de comércio e de paragem quase obrigatória às caravanas comerciais, Aguiar da Beira conserva até hoje uma malha urbana central com uma traça medieval bastante característica. A Torre do Relógio e o Pelourinho são apenas dois de entre muitos exemplos presentes na Praça Pública que dão provas da antiguidade e da importância desta povoação.
Para além da arquitectura e de uma paisagem circundante que só por si constituem motivos suficientes para visita demorada, Aguiar da Beira oferece ainda uma gastronomia requintada e uma colecção de vinhos de grande monta. Condições suficientes para convencer a um passeio por terras serranas.