EPABI inaugura sala
Um novo modo de ver teatro

As antigas instalações da Beiralã recebem um projecto inédito que vem reabilitar o espaço e abrir novos horizontes para o teatro contemporâneo. A ASTA estreia Cruciform Theatre com concerto da Orquestra de Sopro da EPABI.

Por Liliana Ferreira

Nuno da Câmara Pereira arrebatou a plateia do Teatro-Cine da Covilhã

O Cruciform Theatre foi inaugurado esta última quinta-feira, 13 de Outubro. As honras da casa ficaram a cargo da Orquestra de Sopro da EPABI que estreou o espaço com um distinto concerto de música clássica.
No intuito de dinamizar o teatro e criar novas formas de aproximação do actor com o público, a ASTA, em parceria com Instituut Voor Sheppende Ontwikkeling – The Troupe for Theatre Research e a companhia de teatro madrilena Medea_73, aposta num projecto original e revolucionário, Cruciform Theatre.
Cruciform Theatre, edifício teatral arquitectónico inédito da responsabilidade de Harvey Grossmann, visa alterar completamente a convencional estrutura do teatro. Harvey procura através de uma estrutura em cruz simétrica anular os efeitos da designada “quarta parede” anulando a distância entre actores e plateia, unindo-os num mesmo espaço e relação. Com este novo modelo o actor sentirá mais de perto a reacção do público ao seu trabalho e por seu lado o público sentir-se-á como parte integrante da peça deixando de se sentir mero espectador. A particularidade deste projecto reside nas possibilidades de perspectiva da peça e mais particularmente na disposição dos espectadores no espaço. Em cada extremidade da cruz haverá um “ship” (espécie de bancada que tem essa designação por se assemelhar à proa de um navio) de onde os espectadores irão assistir à peça. Nenhum dos vinte e quatro espectadores que assiste à sessão terá a mesma perspectiva o que proporcionará a cada um uma visão única de toda a peça. Os actores, por sua vez, também não poderão sair de cena visto que todo o espaço é espaço de representação.
Este projecto está a correr o mundo e até dia 24 de Outubro estará na Covilhã. Em cena estará a peça “A Balada do Velho Marinheiro” escrita por Ruth Mandel, cujo texto original pertence ao poeta britânico Coleridge.

Ver notícia sobre a peça