Sessão de Esclarecimento Fulbright
Bolsas de estudo para pós-licenciados
nos E.U.A.

Como funciona o sistema de ensino norte-americano e o processo de candidatura às universidades americanas? Foi com o objectivo de dar resposta a esta pergunta que o staff da Fulbright veio à UBI.

Por Anabela Oliveira

As bolsas Fulbright foram, uma vez mais, divulgadas na UBI

“Tornar acessível a qualquer pessoa a forma como pode aceder a estágios, especializações, programas de mestrado e doutoramento, facultando o apoio para a ida aos Estados Unidos da América”. Foi desta forma que Paula Lemos, especialista em informação, definiu os objectivos do Programa Fulbright.
A sessão de esclarecimento teve lugar ontem, segunda-feira 17, no anfiteatro 8.1, sendo marcada pela ausência do director executivo da comissão da Fulbright, Paulo Zagado.
Iniciou-se a sessão com uma explicação básica do sistema de ensino norte-americano e do processo de candidatura às universidades americanas para a prossecução de estudos de pós licenciatura. O programa Fulbright administra vários tipos de bolsas: bolsas para instituições portuguesas do Ensino Superior, para professores e investigadores e ainda estudantes licenciados que ambicionem um programa de mestrado e doutoramento em todas as áreas de estudo.
O staff da Fulbright elucidou todos os procedimentos burocráticos e monetários necessários para uma candidatura neste tipo de programa. Desde a admissão numa universidade americana, passando pelos vistos e programas de orientação aos novos estudantes. Dá-se preferência a candidatos com media final superior a 14 valores e com um inglês fluente.
A comissão Fulbright foi criada em 1 de Agosto de 1946 por William Fulbright, com a finalidade de promover o entendimento mútuo entre o povo americano e os outros países, contribuindo para a paz mundial. Desde então marca já presença em 51 países, incluindo Portugal.
“ Um período de estudos no estrangeiro é muito importante para a formação e especialização profissional” realça Paula Lemos que mais tarde menciona alguns dos bolseiros mais prestigiados da Fulbright. João Lobo Antunes, neurocirurgião; Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e o escritor italiano Umberto Eco.
Para mais informações contactar Sofia Correia do Gabinete de Programas e Relações Internacionais da UBI através do telefone 275319061.