Grávidas acompanhadas no exterior
Centro Hospitalar não faz ecografias

As grávidas que não estejam a ser seguidas pelos médicos do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) deixaram de poder fazer ecografias nesta unidade hospitalar, por falta de especialistas na área. Uma situação que a Administração está a tentar resolver, mas para a qual ainda não têm solução à vista.

NC / Urbi et Orbi

Segundo a administração do CHCB, a situação vai ser resolvida a breve trecho

“É difícil porque há falta de médicos e esse tipo de exames têm de ser feitos exclusivamente por médicos da especialidade, com essa competência adicional”, explica Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração. Este cenário verifica-se desde o final de Agosto, altura em que um dos clínicos na área, que fazia ecografias, deixou de prestar serviço, na sequência de um parto por cesariana que assistiu e que resultou na perda de um rim por parte da parturiente.
A partir daí, com menos uma pessoa, O CHCB diz que não tem como atender toda a gente. “Não é possível estar a disponibilizar esse serviço a quem não é atendido em exclusivo no Centro Hospitalar”, frisa. Miguel Castelo Branco diz que está a “tentar encontrar uma solução” junto do departamento de Ginecologia e Obstetrícia, que “poderá passar pela contratação de um médico, se estiver disponível”. Mas acrescenta que embora estejam a fazer “diligências para aliviar o problema, não é fácil, dada a falta de médicos”. E por isso não tem ideia de quando a situação poderá estar normalizada.
Entretanto, o problema está a causar transtorno às grávidas, que têm de se deslocar a outros locais para fazer as ecografias. É o caso das futuras mães que são acompanhadas normalmente no Centro de Saúde, através do médico de família. Segundo o jornal “O Interior”, que divulgou o caso, muitas vão à Guarda. Outro inconveniente são os custos que têm de suportar para recorrer a clínicas privadas. O que se afigura complicado para quem não dispõe de recursos. As grávidas da Covilhã têm mesmo de sair do concelho, porque na cidade não se fazem este tipo de exames. Castelo Branco e Guarda são os locais mais próximos.