Este programa aponta a construção de uma nova esquadra como obra prioritária
PIDDAC
Oito milhões para a Covilhã

A Cidade Neve é o segundo concelho da Beira Interior com maior fatia, a seguir a Castelo Branco. A Faculdade de Medicina e Esquadra da PSP são duas das obras contempladas.


NC / Urbi et Orbi


Sete milhões e 728 mil euros é o valor inscrito no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o próximo ano na Covilhã. O segundo concelho da Beira Interior com maior verba atribuída, a seguir a Castelo Branco. A Faculdade de Ciências da Saúde, a esquadra da PSP, o quartel da GNR no Tortosendo e o troço do IC6 Unhais da Serra - Covilhã são algumas das obras contempladas. Fica a faltar a prometida Auto-Escada para os bombeiros.
A transferência do Orçamento de Estado para a Faculdade de Ciências da Saúde é de longe a maior no concelho (cinco milhões 910 mil e 712 euros). Segue-se o dinheiro destinado à esquadra da PSP a ser construída ao lado da Biblioteca Municipal (790 mil 298 euros) e o quartel da GNR no Tortosendo (513 mil 376 euros).
No documento, entregue pelo ministro das Finanças na passada segunda-feira, 17, constam ainda o complexo pedagógico de Desporto da Universidade da Beira Interior, a recuperação da zona da Judiaria da cidade e a remodelação da extensão de saúde do Ferro.
Para os dois distritos da Beira Interior estão inscritos 202 milhões e meio de euros. Para o distrito albicastrense estão destinados cerca de 127 milhões e meio de euros e para a Guarda 75 milhões e 65 mil euros.
No que toca a Castelo Branco o concelho tem a verba mais elevada (quase 11 milhões de euros). O Bloco Pedagógico, no Campus da Talagueira, da Escola Superior de Saúde do Politécnico, a recuperação e valorização do património arquitectónico do Centro Interior e o quartel da GNR albicastrense correspondem às verbas mais elevadas.
O Fundão recebe a terceira maior fatia do bolo. Para o concelho fundanense estão contemplados em PIDDAC a construção do pavilhão desportivo da Escola Serra da Gardunha, a reabilitação do Centro Histórico do Fundão e também a recuperação das Aldeias da Serra da Gardunha.
O outro município da Cova da Beira, Belmonte, vê atribuídos 170 mil euros, com destaque para a ampliação da Escola Profissional Quinta da Lageosa, a reabilitação dos centros históricos de Belmonte e Caria e o quartel da GNR da vila belmontense, já construído. No distrito albicastrense Proença-a-Nova, Sertã e Penamacor foram os concelhos com menos dotações.
Para o concelho da Guarda estão destinados 820 mil 889 euros, a maior parte para a remodelação do Centro de Saúde. Seia tem inscrita o maior investimento do distrito guardense, dois milhões 786 mil euros, que contemplam a ligação Portela do Arão – Lagoa Comprida e o hospital. Para além deste município também Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Meda têm mais verba atribuída que a capital de distrito.