A revisão do PDM vai permitir um crescimento da malha urbana
Guarda
Município quer alargar
área urbana de construção

Alargar a área urbana de construção da cidade. É esta uma das intenções dos responsáveis autárquicos do município na revisão do PDM (Plano Director Municipal). .


NC / Urbi et Orbi


A primeira revisão foi apresentada pela equipa técnica responsável na passada semana, durante a reunião do executivo municipal e esta intenção foi uma das principais novidades do volumoso documento.
Em várias aldeias do concelho são conhecidas críticas por causa de limitações à construção no actual PDM, aprovado em 1994. É sobretudo apontado como inconveniente, por impedir a fixação de pessoas – casos de Famalicão da Serra e Aldeia do Bispo.
Os primeiros estudos com vista à revisão começaram há cerca de dois anos. A equipa técnica aponta como potencialidades do concelho as acessibilidades, a posição geográfica e a vocação para o turismo e como debilidades a degradação do património arquitectónico, o desequilíbrio da rede urbana e a inexistência de cursos profissionalizantes, entre outros Para Esmeraldo Carvalhinho, vice-presidente da autarquia, a revisão do PDM era urgente face às alterações no concelho e que esta não será feita de acordo com interesses imobiliários ou dos que pretendem construir”.