Um pedaço de magia
 
 
Monsaraz
 
É uma daquelas localidades alentejanas que guarda em cada pedaço de terra uma beleza singular. Monsaraz está implantada no topo de uma colina granítica desde tempos imemoráveis.
A história da povoação que é candidata a Património da Humanidade confunde-se com a história de Portugal. Desde que a península começou a ser habitada, este pedaço de Alentejo também. Talvez pelos mesmos encantos de hoje, a agricultura, a paisagem e localização geográfica de destaque e a gastronomia apurada.
Monsaraz tornou-se vizinha de Marvão e de Portalegre, de um bom pedaço de Alentejo e ganhou também, nos últimos anos, alguma fama através do vinho. O local ideal para quem goste de saborear um néctares encorpados e cheios de sabores campestres. Este líquido dos deuses pode e deve ser acompanhado dos muitos pratos de carne que se servem nas redondezas.
Para ajudar na digestão de refeições “mais pesadas”, nada como conhecer a vila no seu centro histórico. Um passeio pelas ruas estreitas e de estilo medieval transportam o visitante para uma outra época. A preservação arquitectónica e a qualidade geral da malha urbana são características também a sublinhar.