Exposição comemorativa
Os 400 anos de Dom Quixote

Integrado num ciclo de comemorações dos 400 anos da publicação do primeiro volume de Dom Quixote , a UBI tem patente, até 15 de Novembro uma exposição alusiva ao tema, no Museu dos Lanifícios.


A UBI comemora os 400 anos de Dom Quixote

O corredor principal do Museu de Lanifícios tornou-se, por dias, o passeio da maior obra da literatura espanhola. Quadros ilustrativos das principais passagens de Dom Quixote, assinados por diversos artistas portugueses como André Letria, Pedro Nora e Bela Silva, fazem parte de uma exposição de trabalhos relativos à comemoração do 400 aniversário da primeira publicação de Dom Quixote .
Para além destas pinturas e interpretações existem passagens literárias desenvolvidas por escritores portugueses como António Mega Ferreira, Francisco José Viegas e Eduardo Graça Moura. Um conjunto de trabalhos que estão patentes ao público no Museu de Lanifícios da UBI até ao próximo dia 15.
Esta mostra resulta duma iniciativa conjunta do Instituto Cervantes de Lisboa, da Embaixada Espanhola em Portugal e da revista Ler . Uma mostra de trabalhos que pretende comemorar a publicação do mais conhecido romance escrito em língua espanhola com o título original El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha .
Para além da UBI também a Universidade de Coimbra se associa às comemorações. Na instituição coimbrã podem ser vistas também mostras de peças artísticas, bem como alguns colóquios subordinados à vida e obra de Cervantes e a Dom Quixote . As duas instituições pretende assim, em conjunto com os cursos de Espanhol, marcar a data de um dos mais importantes acontecimentos literários.