Seminário na UBI
A filosofia do desporto

Os alunos de Ciências do Desporto da UBI tiveram a oportunidade de assistir a um seminário onde esteve presente Manuel Sérgio, licenciado em Filosofia mas que enveredou pelos caminhos do desporto.

Por Neuza Correia

Manuel Sérgio veio à UBI falar sobre filosofia e desporto

O seminário com o tema “Da Educação Física à Ciência da Motricidade Humana”, realizou-se dia 31 de Outubro num anfiteatro do pólo do Ernesto Cruz.
O professor Manuel Sérgio é licenciado em Filosofia e doutorado em Motricidade Humana, é um filósofo, um escritor e também um poeta.
A questão que marcou esta iniciativa do Departamento de Ciências do Desporto da UBI é a de que “como é que um homem da filosofia se preocupa com actividades de desporto”. Questão que o orador convidado soube responder dizendo que “sou da bola antes de ser da Filosofia”, pois quando deu início ao seu estudo tentou aplicar o que aprendia no desporto.
Conjuntamente com Fernando Almada, docente do Departamento de Desporto da UBI, deram origem ao novo curso que se designa por Ciências do Desporto. Este curso é novo, uma nova designação da Educação Física, mas ainda mais completo. “A Educação Física é uma pedagogia não uma ciência”, referiu Manuel Sérgio. “O que é o novo e para que serve?” foi também uma temática abordada. Este novo, o curso de Ciências do Desporto, integra uma nova ordem do conhecimento, uma fundamentação. “O que é não pode ser”, tudo está em mudança contínua, aqui nasce o novo. Foram citados muitos filósofos como Locke, Descartes, Platão entre outros, referindo que todos eles usavam o desporto nas suas teorias. Muitas das teorias de diversos filósofos remetem para o desporto, como é o caso de Platão na obra “República”, onde este recomenda a música e a ginástica.
A motricidade “é a passagem do físico ao ser humano em movimento”, é uma virtualidade para a acção. É um determinado tipo de movimento, naquilo que o homem quer a toda a hora superar-se, sendo sujeito porque é capaz de superar e superar-se. Aqui dá-se a passagem do paradigma da simplicidade, o corpo e a alma, paradigma onde nasce a educação física, para o paradigma da complexidade. Hoje sabemos que tudo é complexo, tudo é elemento de um sistema, é necessário saber “o texto e o contexto”. Referiu também Bachelard que nesta passagem, fala em corte epistemológico, que é a passagem do sensível ao inteligível, do ideológico ao científico.
Este diálogo, como lhe chamou o orador tinha como objectivo dar a noção de que o ser humano tem um certo tipo de movimento e que esse é um movimento de desenvolvimento.
O método da motricidade humana era o método integrativo. Um método que seja a síntese de muitos métodos, pois o ser humano não se pode estudar, porque é muito complexo.
Esta “aula” não poderia terminar sem que Manuel Sérgio deixasse uma mensagem aos alunos, incentivando-os a ler, pelo menos 30 minutos por dia, e a cultivar-se. “Sejam sempre sujeitos e nunca objectos, transformem e vão caminhando para a sociedade, ao se transformar a prática também se transforma, em busca do triunfo”. Sendo filósofo, deixou aos alunos “uma filosofia de vida”. Este foi um seminário onde pode-se verificar que duas ciências tão distintas têm muito em comum.