Eduardo Prado Coelho foi um dos participantes nas jornadas
Filosofia e Literatura
“Nunca a Filosofia esteve tão bem”

O encontro de Outono que a APF realiza anualmente decorreu na UBI contando com a presença de professores e escritores no painel de oradores, de entre os nomes mais conhecidos, destaque para Eduardo Prado Coelho.


Por Carina Ascensão


A Universidade da Beira Interior (UBI) foi eleita pela Associação de Professores de Filosofia (APF) para ser o palco do seu encontro de Outono deste ano. Este teve como objectivos a expansão e consolidação da APF, assim como o estreitamento das relações com a UBI, que possui o curso de Filosofia.
O encontro que teve início no Anfiteatro I, na passada quinta feira, 27 de Outubro, durou dois dias. Estiveram presentes Eduardo Prado Coelho, professor na Universidade Nova de Lisboa e colaborador do jornal Público, assim como outros conceituados professores, dentro da área da Filosofia, de várias universidades do País. O painel de oradores contou ainda com a presença do escritor Mário de Carvalho e da escritora Eduarda Dionísio.
O critério seguido pela APF para a escolha dos oradores recaiu sobre o que de melhor há na área da Filosofia. Este “excelente painel”, como referiu Mário de Santiago Carvalho, Presidente da APF, fez com que na plateia se encontrassem não só professores e alunos de Filosofia, como também pessoas dedicadas à literatura e à língua portuguesa e ao ensino das mesmas. Questionado quanto à actualidade filosófica de Portugal, o Presidente da APF disse: “Nunca a Filosofia esteve tão bem, nunca se editou tanto em termos de Filosofia”. É neste âmbito que a presença de escritores entre os oradores foi justificada como a melhor forma de saber como aparece o pensamento filosófico na prática quotidiana de um escritor. Mostrando, desta forma, os elos que ligam a Filosofia à Literatura e vice-versa.