SPZC promove conferência
Educar e viver duas faces da mesma moeda

O crescente descontentamento nas escolas no que toca ao que se exige das mesmas, foi o tema de reflexão que trouxe à UBI o padre José Luís Borga e mais de meia centena de professores da região centro.

Por Lília Carvalho e Sofia Amaral

Um encontro promovido pelo SPZC trouxe à UBI o conhecido padre Borga

No passado dia 27 Outubro teve lugar no pólo Ernesto Cruz, a acção de formação cujo tema foi “Desafios que se colocam à escola, ao ensino e à educação na sociedade de hoje”. Carlos Costa, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC), da delegação da Covilhã, foi o organizador desta acção. Este chamou a atenção para o facto das escolas serem vistas como “um centro de saúde” onde os professores são muitas vezes mais sociólogos, animadores sociais, psicólogos ou mesmo “guardas de crianças” do que educadores. O mesmo referiu ainda que os detentores do poder se servem da escola como “espécie de bode expiatório”.
Como forma de reflectir este o problema, foi escolhido o padre José Luís Borga dado ser alguém neutro e conhecedor das comunidades.
José Luís Borga, sacerdote desde 1990, conhecido colaborador de programas televisivos, animador de encontros juvenis apresentou a todos os presentes um discurso sério misturado de boa disposição e não prescindindo de uma demonstração, no final, dos seus dotes musicais. Salientou desde o início que educar deve ser “crescer com sabedoria, partilhar emoções e criar paixão”. Alertou para o facto do professor dever aprender com o aluno e assumir um papel mais activo e sentido na vida do mesmo. A presença de limites, algo que escapa quer aos jovens, quer aos professores, é uma questão que o inquieta na medida em que “hoje a malta quer tudo ao mesmo tempo”.
Prudência, tranquilidade, objectividade, partilha de emoções, companheirismo e vivência são ingredientes por ele considerados fundamentais à vida escolar.