Na terra do Pão de Ló
 
 
Vizela
 
Situado na convergência do Minho com o Douro Litoral o concelho de Vizela reúne algumas das mais belas paisagens nortenhas do País. Mas para além das montanhas e dos vales pronunciados, estas paragens são ainda ricas em águas medicinais.
Vizela é um dos pontos termais com mais reputação a nível nacional. Os romanos construíram aqui os primeiros complexos aproveitando as águas sulfurosas que saem da terra a temperaturas superiores a 60 graus centígrados.
Para retemperar as forças de um passeio em trilhos montanhosos, nada melhor do que uma passagem pelos complexos termais. Mas os visitantes não pode passar por estes destinos sem sentar à mesa e saborear os bons pratos nortenhos. Os enchidos e as hortaliças imperam na roda de alimentos local. Com prato muito fartos a pedirem um acompanhamento por vinho verde tinto da região, mas é para o final que os restaurantes típicos guardam todo o seu saber. Uma das sobremesas mais consumidas em Vizela tornou-se também já um embaixador da localidade. O Pão de Ló recheado com creme de ovos moles é um dos atractivos destas paragens. Esta sobremesa é conhecida um pouco por toda a região mas é no concelho de Vizela que ganha mais sabor e paladar, a não perder.