Falta de verbas
“Crescer com a música” está em risco

O programa "Crescer com a Música", que envolve duas mil e 200 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho de Castelo Branco, está em risco de continuar a desenvolver-se, devido à falta, desde Janeiro passado, da comparticipação de 55 mil euros, por parte Direcção Regional de Educação do Centro (DREC).

NC / Urbi et Orbi

Um projecto escolar que junta todas as escolas de Castelo Branco está em risco de acabar

O orçamento anual do projecto, que ronda os 110 mil euros, está a criar enormes dificuldades financeiras ao Conservatório Regional da cidade albicastrense, que apenas conta com a pontualidade dos restantes 50 por cento, da Câmara Municipal. "Desde 2002 que temos vindo a lutar com enormes dificuldades, devido aos atrasos verificados por parte da DREC. Estamos quase no final do ano, e até agora nem um cêntimo recebemos", lamenta José Nunes, gestor do Conservatório, alertando que "este constante atraso do envio da respectiva importância, poderá colocar em sério risco a continuidade de um programa que já existe há 13 anos, e com enorme sucesso, para além do pagamento que temos vindo a efectuar aos professores".
Bastante pesaroso com a actual situação, José Nunes, explica que no princípio de Outubro, deslocou-se à DREC, manifestando aos responsáveis, a sua preocupação, obtendo como resposta, que "no futuro este programa poderia estar em risco de não ser subsidiado". Perante este cenário, o gestor do Conservatório Regional, deposita agora no actual secretário de Estado da Educação, a esperança de que o programa não seja extinto. "O professor Valter Lemos já nos deu o testemunho da validade deste programa, pelo que teremos de aguardar para saber qual a possibilidade da continuidade do “Crescer com a Música".