Desportos radicias
Dirtsurf regressa à Serra da Estrela

A Covilhã vai receber mais uma prova de Dirtsurf. Desta vez, os promotores do evento escolheram a encosta da cidade, junto às Penhas da Saúde, para desafiarem as leis da Física nesta prova de desporto radical.

NC / Urbi et Orbi

Depois da encosta de Manteigas é a vez da Covilhã assitir a uma prova de dirtsurf

No âmbito da parceria entre a Estrela Polar – Companhia de Acção e Aventura e a Inline Boarding Portugal APD, realizar-se no próximo fim-de-semana, dias 12 e 13, o “I Dirtsurfer Trip – Serra da Estrela”. A prova chegou a estar agendada para a semana de 29 de Outubro a 1 de Novembro mas, devido às más condições atmosféricas, acabou por não se realizar e ser adiada por duas semanas.
O Dirtsurfer ou inline boarding é uma nova modalidade desportiva de aventura em meio natural inspirado no surf e snowboard e pode ser praticado em qualquer tipo de terreno. O design do Dirtsurfer, com as suas duas rodas num mesmo eixo, consegue realmente assemelhar-se ao tipo de movimentos destes desportos. Isto é conseguido porque o dirtsurfer possui um sistema especial de direcção que dá ao praticante a mesma fluidez e capacidade de rotação experimentada no surf e no snowboard, se bem que aprender a andar de Dirtsurfer é muito mais rápido e fácil. Bastam, dizem os praticantes, “apenas alguns minutos e qualquer pessoa conseguirá descer sem problemas um plano de relva inclinado. A maior parte das pessoas mesmo sem nunca ter tido qualquer experiência com o surf ou o snowboard, apanham o jeito muito rapidamente”.
Este desporto é uma alternativa ao snowboard, existindo já algumas estâncias de esqui que abrem no Verão somente para os adeptos da modalidade.
A Serra da Estrela, possui, devido à configuração do seu relevo, excelentes condições, para a prática do Dirtsurfer. O Dirtsurfer Trip Serra da Estrela, pretende explorar essas mesmas condições, fazendo o levantamento e mapeamento de percursos para a prática deste desporto. Estarão presentes os melhores atletas e impulsionadores nacionais da modalidade, que durante os dois dias do evento testarão as suas “pranchas” e as suas próprias capacidades, nas íngremes encostas da Estrela.
A prova vai realizar-se na encosta da Covilhã – na estrada entre a cidade e as Penhas da Saúde – mas a organização tem preparadas algumas actividades para divulgar a modalidade junto da população local.