O futuro da instituição foi posto em causa no dia em que se comemoraram 25 anos de Ensino Superior em Castelo Branco

Politécnico de Castelo Branco
Ana Maria Vaz critica
“obstáculos” ao desenvolvimento

Em dia de 25º aniversário, a responsável da instituição mostra-se preocupada com o futuro do estabelecimento de ensino, que vive com muitas dificuldades para adjudicar obras estruturantes.

NC / Urbi et Orbi


O Instituto Politécnico de Castelo Branco comemorou no passado dia, 28 de Outubro, o seu 25º aniversário, assinalado com várias iniciativas, entre as quais a atribuição do nome do anterior presidente da Instituição e actual secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, à Residência número 3 do Politécnico, em Castelo Branco, para além da inauguração das novas instalações do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER) e a apresentação da nova página de internet desta unidade orgânica.
No auditório dos Serviços da Presidência, decorreu uma sessão solene e atribuição dos prémios de mérito aos licenciados com melhor média no ano lectivo 2004/2005 e a entrega dos prémios poliempreende.
Ana Maria Vaz, presidente do IPCB, elogiou o anterior responsável pela Instituição, lembrando que a atribuição do seu nome a uma residência de estudantes, simboliza, “a homenagem pública de todos os que trabalham nesta Instituição, pelo mérito com que liderou os destinos do Instituto, pela sua determinação e espírito de missão”.
Em dia de aniversário, a presidente do Politécnico, manifestou-se profundamente preocupada com o futuro do Campus da Talagueira, que tem já em construção as infraestruturas gerais para a construção da Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Artes Aplicadas. “O futuro destes estabelecimentos de ensino e a sua expansão que é considerada estratégica para este Instituto, está condicionada à construção das novas instalações. Por isso não nos conformamos com os obstáculos que quase diariamente, nos colocam ao avanço da adjudicação da obra das suas futuras instalações”.
Recorde-se que a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, funciona actualmente em dois edifícios alugados, um deles com instalações degradadas (onde chove no Inverno e ainda não há aquecimento porque a instalação eléctrica não o permite) e cujos encargos são de mais uma centena de milhar de euros anuais.
Quanto à Escola Superior de Artes Aplicadas, funciona em instalações decidas pela Câmara Municipal e ainda em instalações anteriormente ocupadas pela Escola Superior Agrária, consideradas também precárias e provisórias.
Relativamente à inauguração do CEDER, Ana Maria Vaz, considera que, a prestação de serviços à comunidade e a ligação ao tecido económico da região são objectivos estruturais do Politécnico. “Por isso queremos dar mais visibilidade ao CEDER e impulsionar e desenvolver todos os projectos que já mantém com empresas, autarquias, associações, instituições de ensino e de solidariedade social”, pretendendo igualmente com a inauguração deste novo espaço, o arranque para percursos mais inovadores, “onde a investigação e o serviço à comunidade se cruzem e dêem lugar a um Centro de Desenvolvimento de referência regional e nacional”.
A responsável pelo IPCB, realçou os projectos como os Campus Virtuais e a Biblioteca Científica on-line que em breve serão inaugurados, constituindo marcos que “irão permitir um grande avanço na produção e desenvolvimento de trabalhos de carácter pedagógico e científico e constituirão um inequívoco instrumento de qualidade que iremos pôr à disposição dos nossos estudantes, professores e investigadores”.
A concluir, Ana Maria Vaz, salientou que as comemorações do 25º Aniversário, cujas actividades se irão prolongar ao longo deste ano lectivo, constituem “um motivo de orgulho, por pertencermos a uma instituição que nos enobrece e nos faz sentir que todos os dias reconhecemos que valeu a pena trabalhar aqui”.

Morão promete “mostrar desagrado”

A Governadora Civil do distrito de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, realçou o papel importante do Instituto Politécnico desenvolvido ao longo destes 25 anos, contribuindo para que “a cidade albicastrense tenha hoje uma vida diferente, devido aos inúmeros estudantes das diversas escola superiores instaladas”.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, mostrou-se igualmente preocupado com o atraso da construção do Campus da Talagueira. “Este problema tem que ter uma solução. Não estaremos dispostos a aceitar a actual situação de impasse, pelo irei utilizar o cargo que ocupo, para junto dos governantes manifestar o meu desagrado, estando convencido de que iremos encontrar as fórmulas necessárias para ultrapassar este problema”.
Valter Lemos, com a voz embargada pela emoção, foi bastante lacónico. “Estou na minha casa, sou professor desta Instituição. Não merecia esta homenagem”, rematou.