SINO 2005
A caça aos vírus começou

Durante dois dias o pólo das engenharias foi palco da I Conferência Nacional sobre Segurança Informática nas Organizações. As novas tecnologias e as medidas que estão a ser tomadas no sentido da prevenção e segurança de dados informáticos estiveram em destaque neste evento organizado pelo Departamento de Informática.

Por Esmeraldina Costa

A iniciativa visou o debate dos mais recentes estudos realizados na área da Engenharia Informática

De forma a sensibilizar os alunos da licenciatura de Engenharia Informática para os sistemas de segurança nas organizações, o Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu a realização desta conferência que conta com o apoio da reitoria e de várias empresas nacionais.
Dinamizar as relações entre empresas e Universidades é o principal lema desta conferência. Segundo Rui Cardoso, engenheiro do Departamento de Informática e co-organizador deste evento “existem várias lacunas a este nível”. Desta forma “o enfoque da conferência incidiu em sessões temáticas onde foram apresentados artigos científicos realizados pelas Universidades nacionais”. Nestas jornadas foi também integrada uma componente mais técnica com sessões onde se revelaram artigos executados por várias empresas.
Estas organizações desenvolvem o seu trabalho em torno do combate aos vírus “que causam uma série de problemas aos utilizadores de sistemas informáticos”, referem os promotores do evento. A simples tarefa de abrir um e-mail pode trazer “uma série de “epidemias” que qualquer um de nós já teve o desprazer de verificar”, adiantam os organizadores. Esta iniciativa pretende dar a conhecer os trabalhos efectuados na área da segurança informática, “que tem vindo a despertar um interesse significativo na Ordem dos Engenheiros – Colégio de Engenharia Informática”, segundo Rui Cardoso. Uma das metas do evento foi também “a criação de um fórum de discussão das principais questões inerentes à segurança informática”, sublinham os promotores. Um factor fundamental apontado durante os dois dias de trabalho foi o da segurança informática, “factor que assume especial relevância para as organizações”. Esta temática está a ser sujeita a novas regulamentações profissionais, que “visam impor um determinado rigor na formação de quem exercer nesta área”, acrescenta o especialista.
Representantes de empresas e instituições como a Microsoft Research, Netponto, DigitalSign e Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), entre outras, apresentaram, durante estes dois dias, as várias pesquisas e experiências que realizaram neste campo. Juntamente com estas entidades, várias Universidades – Lisboa, Coimbra e Minho – estiveram representadas de forma a contribuir com os respectivos trabalhos nesta área, e para assinalar um intercâmbio entre as academias nacionais. Ao congregar num único espaço especialistas da área “pretendeu-se também criar mecanismos de cooperação e partilha de conhecimentos entre várias organizações”, lembra Rui Cardoso.
A conferência começou ontem, dia 7 de Novembro, com a habitual sessão de abertura, que contou com a intervenção de Manuel Santos Silva, reitor da UBI, que falou sobre as novas normas do Tratado de Bolonha. O responsável pela UBI afirma que é essencial “colocar as licenciaturas portuguesas ao nível das licenciaturas do resto da Europa”, sendo para isso necessário criar bons equipamentos e fomentar a informação. A organização da conferência contou com a participação de mais de uma centena de inscritos, entre alunos e conferencistas, atestando boas expectativas para esta iniciativa e para uma possível realização de futuros eventos desta índole.