Doutoramento em Engenharia Civil
As ondas de cheia

A mais recente tese de doutoramento em Engenharia Civil apresentada na UBI recria, ainda que de forma meramente teórica, o rebentamento de uma barragem. Pela primeira vez, a propagação da denominada “onda de cheia” foi estudada tendo em conta um fundo móvel.

Por Eduardo Alves

Um estudo que aborda o comportamento de uma onda provocada pela ruptura de uma barragem

Um trabalho de doutoramento que introduz várias novidades na área. João Gouveia Aparício Bento Leal é o autor da tese de doutoramento em Engenharia Civil apresentada na UBI e que “avalia a propagação de ondas de cheia no caso de uma barragem romper e a forma como a onda se propaga para jusante e que efeitos ela irá ter”.
O estudo, de índole mais teórica, onde se avaliam os fenómenos físicos, teve como preocupação fundamental “compreender como é que o fundo móvel, o movimento do solo e de todos os materiais que são arrastados pela onda, afecta a propagação da mesma”.
Bento Leal, docente do Departamento de Engenharia Civil da UBI e autor deste trabalho refere que “há muitos estudos feitos com fundo fixo, puramente hidrodinâmicos, neste caso incorporou-se o factor morfodinâmico”.
A tese intitulada de “Modelação experimental e matemática de ondas de cheia provocadas pela ruptura de barragens em canais de fundo móvel” tem também como meta “permitir uma avaliação correcta das planícies de inundação, fazer o mapeamento de risco para precaver os efeitos catastróficos no caso de uma barragem romper”. Isto porque, em caso de catástrofe, o investigador refere que “convém saber o que acontece à água que está a montante e o que acontece para jusante”. Bento Leal sublinha, todavia, que “as grandes barragens são monitorizadas e estão seguras”. Contudo, “o homem não consegue precaver todos os fenómenos como o caso de um sismo. E em caso dessa catástrofe natural, ninguém pode garantir que uma barragem não acabe por romper e por isso devemos estar atentos a este fenómeno”, acrescenta.
Como júri destas provas estiveram João Manuel Soromenho Fernandes Rocha, investigador coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, António Heleno Cardoso, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Yves Zech, professor catedrático da Université Catholique de Louvain, Rodrigo Jorge Fonseca de Oliveira Maia, professor associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Victor Manuel Pissarra Cavaleiro, professor associado da Universidade da Beira Interior e António Bento Franco, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.