A ecologia e o ambiente foram temas chave desta tese de doutoramento
Doutoramento em Gestão
Um estudo verde

Inovação é um conceito presente na tese de doutoramento na área da Gestão apresentada recentemente na UBI. A ecologia e o marketing foram os campos ligados por este estudo que vem trazer algumas novidades à área em questão.


Por Eduardo Alves


O marketing “verde” foi o campo de investigação de Arminda Maria Finisterra do Paço. Na sua tese de doutoramento, apresentada na UBI, a docente do Departamento de Economia e Gestão da UBI estuda “o comportamento dos consumidores portugueses e as suas atitudes em relação às questões ambientais”.
Aponta como motivações para esta “tese ecológica”, a actualidade da temática e “as crescentes preocupações com o aumento da degradação ambiental e também com o estado desse mesmo ambiente”. A juntar a estes parâmetros acrescenta-se o facto de “em Portugal não existirem muitos estudos no âmbito do marketing, relacionados com esta temática”, sublinha a autora.
“Marketing verde: uma aplicação da segmentação de mercado aos consumidores portugueses” é o título do estudo que identifica “numa amostra bastante significativa, 887 indivíduos, diferentes sensibilidades ao marketing verde e às questões ambientais”. A autora da tese conseguiu encontrar três segmentos, no que respeita às aplicações das práticas ecológicas transmitidas por vários meios e de várias formas. Um deles é “aquele que nós designamos por “verdes activos”, os que têm melhor comportamento face às questões ambientais”. Um conjunto de pessoas que exerce um papel activo no que respeita à preservação do meio ambiente, que denota um maior alerta para toda a temática da ecologia e que aplica efectivamente as medidas que visam contribuir para um melhor ambiente. Segundo Arminda Paço, “este segmento tem uma percentagem algo elevada, em comparação com outros países”. Um facto que se deve “a uma tendência para reportar comportamentos tendencialmente correctos, por parte dos consumidores, o que nem sempre quer dizer que depois estes os pratiquem”, esclarece a autora da tese.
Outra das vertentes também abordadas por este estudo foi o papel das empresas em todas as políticas ambientais e a utilização ou não de produtos destinados a um novo segmento de mercado. Neste aspecto, a docente da UBI aponta para o facto “das empresas, de há uns anos para cá, terem começado a utilizar muito a óptica da responsabilidade social”. A título de exemplo, Arminda Paço lembra o caso da Delta, “uma empresa portuguesa que é certificada com as normas de certificação ambiental ISO 14000”. Isto para referir que “as empresas podem vender produtos ecológicos ou amigos do ambiente, não só na perspectiva do lucro e da novidade mas também tentando passar alguma mensagem para a sociedade”.
Nesse campo, uma das conclusões que esta investigadora retirou do seu estudo aponta para um maior empenho das novas gerações. “As crianças são muito mais sensíveis e estão mais alerta para este tema do que os adultos”, refere Arminda Paço. Nos dias que correm, “se uma criança vir um adulto deitar um papel para o chão já é capaz de apontar aquele gesto como sendo um mau comportamento social”, explica a docente. A mesma acrescenta que “deve existir uma forte esperança nestas novas gerações, uma vez que estão mais conscientes e bem informadas em relação a estas matérias que as gerações adultas actuais”.
Estas provas de doutoramento tiveram como júri José Luís Vázquez Burguete, professor titular da Facultat de Ciências Económicas y Empresarials de la Universitat de Léon, Mário Lino Barata Raposo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Arnaldo Fernando de Matos Coelho, professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Reinaldo Aníbal Gomes Proença, professor auxiliar do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Helena Maria Baptista Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, Tiago Miguel Guterres Neves Sequeira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.