Um docente da UBI foi o orientador de uma visita guiada à exposição
Visita guiada
Os segredos do cavaleiro andante

Quatrocentos anos após a publicação da obra Dom Quixote, artistas lusos recriam-na, e a UBI mostra-a a todo o público que passar pelo corredor principal do Museu de Lanifícios, até 15 deste mês.


Por Diana Bento


A Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu a exposição comemorativa dos quatrocentos anos de Dom Quixote, no corredor principal do Museu dos Lanifícios, e encontra-se patente ao público até ao dia quinze de Novembro. Na passada quinta-feira, dia 3 de Novembro, pelas 16 horas, Gabriel Magalhães, docente do Departamento de Letras, conduziu uma visita guiada, elucidando sobre alguns aspectos da obra e sobre esta recriação, em que cada autor e cada ilustrador trabalhou um capítulo, centrando-se na problematização da relação dos portugueses com Dom Quixote, uma vez tratando-se de uma obra realista e de censura, e representativa também como pedra de toque para utópicos e realistas.
Uma mostra de trabalhos que pretende assinalar um dos mais relevantes acontecimentos literários, proporcionando uma outra perspectiva a “algumas pessoas que têm a obra no seu imaginário, mas que a exposição, pelos textos e imagens, mostra que isso não corresponde à realidade”, como diz Nuno Gonçalves, aluno da licenciatura de Português – Espanhol, assim como demonstra uma imagem de Cervantes esbatida, sendo que aquilo que mais permanece na nossa memória é a de Dom Quixote, “há uma recriação pós moderna do triunfo cultural que Dom Quixote personaliza na cultura ocidental”, nas palavras de Gabriel Magalhães. Uma oportunidade de relembrar um dos maiores romances da literatura espanhola.
Esta mostra insere-se no âmbito das comemorações da primeira publicação da famosa obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha, o Instituto de Cervantes de Lisboa associado à revista “Ler” e à Embaixada de Espanha, elaboraram a exposição, nascida da recriação, textual e icónica, de cinco autores e cinco ilustradores portugueses, como Vasco Graça Moura e Bela Silva, por exemplo.