Até à próxima quinta-feira, 10, a Economia vai estar em análise na UBI
X Semana da Economia
Problemáticas económicas em análise na UBI

Iniciou-se ontem, pelo décimo ano consecutivo, a semana dedicada aos estudantes de Economia. As “ Novas Formas de Comércio”, “Agricultura, Alimentação e Saúde”, “Impacto do 11 de Setembro na crise da bolsa” e a “ Importância da UBI no Desenvolvimento Económico-social” marcam os assuntos em debate.


Por Anabela Oliveira


“Novas Formas de Comércio” foi o tema que assinalou o arranque da décima edição da semana dedicada à economia, que irá decorrer até 10 de Outubro, no anfiteatro 7.21 do pólo IV.
Os convidados para a sessão de abertura foram Miguel Bernardo, representante da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e os docentes do Departamento de Gestão e economia da UBI, Tiago Sequeira e Pedro Guedes.
Ao longo da tarde os oradores discutiram temas como a política urbanística da Covilhã, a questão do abandono dos centros das cidades e o impacto de novas formas de comércio. As opiniões não divergem muito quanto a estas matérias. Pedro Guedes afirma “o centro da cidade vai depreciar-se rapidamente, por isso é necessário mobilizar as pessoas em termos de uma ideia de espírito”. Miguel Bernardo explica, em tom de alerta, o estado em que se encontra o comércio no coração da cidade, “nós associação e comerciantes estamos num momento de fragilidade e baixa convicção”.
Qual o projecto para dinamizar o centro da cidade? A esta questão o representante da associação empresarial responde de duas formas. “A curto prazo a associação vai fazer o plano de Natal normal; a longo prazo, quando batermos no fundo e sentirmos a crise na pele, não são só os comerciantes que terão de agir mas também as empresas privadas de estacionamento. Isto conduzirá a baixa de preços e a elaboração de um plano estratégico”.
Hélder Lima, presidente do Núcleo de Estudantes de Economia (UBINEEC), do qual faz parte a organização do evento, em declarações ao Urbi faz uma antevisão da semana. “Tentámos dar mais valor às pessoas de cá, nomeadamente, oportunidades de ex–alunos apresentarem teses finais, que não servem só para ficar guardadas em casa”. Por sua vez o presidente do núcleo não se mostra muito expectante na adesão dos alunos pois “o novo sistema curricular não permite”.
Hoje, o tema em destaque é “ Agricultura, Alimentação e Saúde” com a presença de António Campos (ex-Eurodeputado). No dia 9, quarta-feira, “Impacto do 11 de Setembro na crise da Bolsa”, tese de um ex-aluno de Economia da UBI. Já na recta final, dia 10, o vereador João Esgalhado vai explicar a “ Importância da UBI no Desenvolvimento Económico e Social”.