Pastéis de Tentúgal
 
 
Montemor-o-Velho
 
A partida é dada com água na boca. Por terras do Centro do País procura agora o viajante um dos mais afamados doces conventuais. Os pastéis de Tentúgal têm-se assumido como grandes embaixadores desta região coimbrã.
Com uma localidade do mesmo nome a ficar situada no coração de um concelho histórico, Montemor-o-Velho. Tentúgal é uma localidade de doçaria e também de ruas antiquíssimas, onde permanecem encerradas nas casas com várias gerações, as histórias dos doces conventuais, de como as receitas foram passando para o povo e da fama que os pastéis recheados foram granjeando fama pelos quatro cantos do mundo.
Mas é na sede de concelho que fica também outra das grandes atracções desta viagem, o castelo de Montemor. Esta edificação que remonta aos primeiros tempos de Portugal enquanto nação é uma das maiores e mais bem preservadas do território nacional. A localidade carrega na sua toponímia esta qualidade e faz bom uso dela. Os conventos, as igrejas e outros recintos religiosos podem encontrar-se aqui num estado de conservação deveras apreciável. Motivos suficientes para visita demorada.