O Fiel Jardineiro



de Fernando Meirelles

É uma filme de argumento forte e paisagens marcantes, não fosse rodado, em grande parte, no Quénia, por entre paisagens que compõem parques naturais e regiões ainda muito pouco tocadas pelo homem.
Este fiel jardineiro tem na suavidade do título uma verdadeira armadilha. Toda a produção que é responsável pelo regresso de Ralph Fiennes ao grande écran tem como base um brutal assassinato. Tal crime é cometido numa zona remota do norte do Quénia onde uma conhecida activista e defensora da natureza acaba por ter um fim de vida trágico. Tessa Quayle, personagem interpretada por Rachel Weisz é encontrada morta numa das suas casas da sua propriedade. O crime assume contornos bastante violentos, mas também denuncia que a autoria do crime deve ser imputada a alguém próximo da vítima.
E para confirmar ainda mais esta tese, o companheiro de todas as viagens de Tessa, um médico local, está desaparecido desde o trágico episódio. Daí que todas as pistas da polícia apontem para um crime passional. O Alto Comissariado Britânico em Nairobi pensa que o caso está assim arrumado, mas o pacato marido da vítima, Justin Quayle, papel interpretado por Ralph Fiennes, vai mostrar exactamente o contrário.