A PSP também registou menos acidentes rodoviários no distrito
Polícia apresenta números
Criminalidade baixa em Castelo Branco

Segundo a PSP, os índices de criminalidade baixaram 26 por cento, no ano passado, no distrito. Na Covilhã também houve uma diminuição de seis por cento. Dados que deixam o comandante Martins da Cruz “orgulhoso”, embora a força policial continue mal instalada.


NC / Urbi et Orbi


Os índices de criminalidade no concelho de Castelo Branco baixaram 26 por cento em relação a 2003, afirmou na passada semana o comandante distrital da PSP, Martins Cruz, durante a comemoração dos 77 anos do comando albicastrense. "É dia de aniversário e de prestar contas” afirma Martins Cruz.
Intervindo na cerimónia do 77º aniversário do comando da PSP local, o comandante distrital frisou ainda que os crimes contra pessoas, naquele período, baixaram 14 por cento em Castelo Branco e 20 por cento na Covilhã. Os crimes contra o património registaram igualmente uma redução, de 33 e 10 por cento, respectivamente em Castelo Branco e na Covilhã. Quanto à sinistralidade rodoviária, a média mensal de acidentes no concelho de Castelo Branco passou de 44 em 2003 para 18 em 2005, "sem mortos", assegurou. Na Covilhã, ainda segundo os dados avançados por Martins Cruz, registou-se, igualmente, uma redução (15,2 em 2003 para 13,3 este ano) em termos de média de acidentes mensais, embora se tenha registado um aumento de cinco por cento no número de feridos. Disse ainda que o excesso de velocidade "é culpado em 70 por cento dos acidentes nas duas cidades"."Nem imaginam o orgulho que temos nestes números", sustentou o comandante distrital, referindo que, no total, "são 60 por cento de acidentes a menos e 48 feridos a menos".
Ainda segundo Martins Cruz, o "segredo" para a actuação da PSP de Castelo Branco está naquilo que considerou como "deliberação participativa" dos efectivos policiais no processo decisório. "Todos são chamados a dar a sua opinião e depois o comandante decide sozinho. Assim todos somos responsáveis", concluiu.
Presente na cerimónia de aniversário, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, assegurou, por seu turno, que as obras de construção das novas instalações da PSP local "vão começar dentro de poucas semanas" (ver texto ao lado). Já Joaquim Morão, autarca de Castelo Branco, manifestou-se agradado com os trabalhos de recuperação do telhado e cobertura das actuais instalações da PSP albicastrense, situadas junto ao Governo Civil. "A PSP está mal instalada, mas tudo o que seja recuperar é no bom sentido", sublinha, defendendo, no entanto, a construção de um novo edifício para a PSP da cidade.