Os alunos do primeiro ano de Aeronaútica ficaram a conhecer o curso e as actividades extra-curriculares
Departamento de Ciências Aeroespaciais
Aeronáutica acolhe “caloiros

O Anfiteatro 8.1 serviu de palco a uma conversa informal entre alunos, docentes e funcionários do Departamento de Ciências Aeroespaciais. Acolher e integrar foi o objectivo.


Por Igor Costa


Fazer com que os alunos que este ano ingressaram o curso de Engenharia Aeronáuticas se sentissem acolhidos foi o objectivo da sessão de boas-vindas organizada pelo Departamento de Ciências Aeroespaciais. A iniciativa decorreu no Anfiteatro 8.1 do Pólo das Engenharias, na tarde da passada quarta-feira, dia 9 de Novembro.
À semelhança de anos anteriores, o encontro serviu para que os cerca de 30 novos alunos conhecessem os vários professores e técnicos profissionais relacionados com o curso. Num ambiente descontraído, cada um dos professores teve a oportunidade de falar do seu percurso académico, e das disciplinas que lecciona, bem como de actividades extracurriculares e projectos proporcionados. Por outro lado, aos alunos foi solicitada uma apresentação individual, em que cada um manifestou também as suas motivações em relação à entrada nesta licenciatura da UBI. Falando aos alunos, Ivan Camelier, mentor da iniciativa, prometeu seminários regulares, no decorrer do segundo semestre deste ano lectivo, para que os alunos do primeiro e segundo anos comecem a contactar de uma forma simples e informal com os termos e os temas da aeronáutica. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar os laboratórios de investigação do curso.
Em declarações ao Urbi , Ivan Camalier referiu ainda que esta iniciativa pretende criar uma proximidade tal que “evite o que acontece muitas vezes na nossa Universidade, que é os alunos desistirem antes mesmo de terminarem o curso”. Uma proximidade que se pretende também no aspecto relacional com a comunidade civil. Porém, “e pelo reduzido número de docentes, esta sinergia dá-se por parte dos alunos, e do núcleo”, referindo actividades como as Jornadas de Aeronáutica e o Festival Aéreo, da responsabilidade e organização do AeroUbi. Ficou, contudo, a promessa de iniciativas a curto/médio prazo que estreitem a relação entre o curso e a cidade.
Da parte dos alunos, era visível a satisfação por esta iniciativa. Nas palavras de Filipe Tavares, a frequentar o primeiro ano de Engenharia Aeronáutica, “é sempre importante ficarmos a conhecer os nossos professores, e a instituição em que estamos a estudar”.