Ano Mundial da Física
Evocação a Ruy Luís Gomes

Palestra sobre Ruy Luís Gomes, um dos mais importantes cientistas portugueses do século XX, que decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã, pautou pela falta de público.

Por Carina Ascensão

João da Providência, docente da UBI, conduziu a palestra apresentada na Biblioteca Municipal da Covilhã

Perante uma plateia de apenas quatro pessoas, João da Providência, presidente do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior (UBI), foi o orador da palestra que decorreu na passada quarta-feira, 9 de Novembro, na Biblioteca Municipal da Covilhã, cujo tema foi a vida e feitos do físico-matemático Ruy Luís Gomes.
Esta esteve inserida numa série de palestras, que teve início em Outubro e irá terminar a 7 de Dezembro, a decorrer na Biblioteca Municipal da Covilhã, que se associou ao Departamento de Física da UBI, para comemorar o Ano Mundial da Física.
Questionado quanto ao porquê de tão pouca assistência, José Amoreira, docente da UBI e responsável pela organização, que afirmou ter contactado os conselhos executivos das escolas, disse que “os professores das escolas preferem temas relacionados com o programa. A mensagem não está a passar”. Ao que o professor João da Providência acrescentou ser “importante os países terem conhecimento da sua história”.
Daí que a palestra tivesse como tema central a vida e obra de Ruy Luís Gomes, “um dos principais mentores do Movimento Matemático dos anos 40 ” e é um dos únicos dois nomes portugueses referidos na Base Internacional dos Matemáticos Famosos. É um dos mais famosos matemáticos portugueses do século XX, “quer pelas suas descobertas, quer pela sua luta contra a irrelevância a que Portugal parecia condenado no mundo científico”, referem os docentes da UBI. Esta palestra veio ao encontro do centenário do nascimento deste cientista português e do lançamento da sua fotobiografia que irá ocorrer no próximo dia 5 de Dezembro na Universidade do Porto e está inserida nas comemorações do Ano Internacional da Física.