Secção desportiva da AAUBI
FADU ameaça com suspensão de inscrições

As equipas de desporto da UBI, vão continuar a participar nos campeonatos organizados pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), depois de desbloqueada a situação, relativamente as dívidas da AAUBI para com federação.

Por Nuno Fernandes

Os atletas da AAUBI estiveram em risco de não participarem em vários eventos

O primeiro sinal de que algo estava mal ocorreu quando Jaime Pais, responsável pelas equipas de Desporto da UBI, foi informado, pela FADU, que a equipa de Futsal Feminina da AAUBI, não podia participar no primeiro torneio da época, que decorreu na Universidade de Aveiro, nos dias 7 e 8 de Novembro.
Esta situação despoletou todo o processo agora tornado público. A falta de pagamento de verbas relacionadas com participações em anos anteriores de equipas da UBI, nos campeonatos e torneios organizados sob chancela da FADU, levou a que esta federação decidisse pela suspensão das inscrições dos atletas ubianos. Cada participação “envolve sempre pagamentos de inscrições”, referem os responsáveis da AAUBI, e eram essas as verbas em falta, que levaram a FADU a exigir os pagamentos em falta, e a impedir a participação de todas as equipas desportivas da UBI nos seus campeonatos.
Quando contactado pelo Urbi , Jaime Pais, demonstrou preocupação pela situação, mas esperança nas reuniões que iria ter para tentar desbloquear a situação.
A primeira reunião, que decorreu na noite da passada quarta-feira, 9 de Novembro foi entre Jaime Pais e o presidente da FADU, Carlos Santos. Durante a reunião o responsável da FADU, segundo Pais, “demonstrou compreensão” pela situação, tendo-se chegado rapidamente a “um consenso”, quanto a forma de pagamento da dívida, permitindo assim dessa forma que as equipas da UBI voltem a participar nos campeonatos.
A segunda reunião, que decorreu no dia seguinte, quinta-feira, 10, envolveu o reitor Manuel Santos Silva e o vice-reitor Manuel Raposo, bem como o responsável do desporto da UBI. Durante esta reunião foi desbloqueada uma parte da verba necessária para saldar a dívida.
Para Jaime Pais está decisão por parte da reitoria da UBI é de louvar, já que “é o nome da UBI” que as equipas e atletas de desporto transmitem, quando participam, em diversas actividades, quer a nível nacional, quer a nível internacional”.