Três elementos do Teatr'UBI deslocaram-se à Venezuela no passado mês de Outubro
Estreia em Fevereiro
Teatr'UBI prepara nova peça

Em pouco mais de um mês, representantes do Teatr'UBI estiveram na Venezuela e em Espanha. Dois países onde participaram num congresso sobre o teatro universitário. Para além destas deslocações, o grupo da Covilhã está já a preparar a próxima peça.


Por Eduardo Alves


A Venezuela recebeu três elementos do Teatr'UBI, que participaram no IV Congresso Ibero-americano de Teatro Universitário, a representar Portugal. Santa Ana de Coro foi a cidade que acolheu o evento organizado pela Associação Ibero-americana de Teatro Universitário.
Rui Pires, que faz agora parte dos órgãos directivos dessa organização, foi um dos elementos a deslocar-se à Venezuela. Para este membro do Teatr'UBI “é um passo muito importante, o facto de estarmos integrados nesta associação”. O grupo da Covilhã passa assim a ser o único, a nível nacional, a estar representado nesta associação Ibero-americana. Um avanço que marca “Portugal, a Covilhã e o Teatr'UBI pela criação de fortes laços e, sobretudo, pela representação num festival de grande monta”. Um evento realizado pela associação venezuelana e para o qual, o Teatr'UBI está já convidado.
No passado fim-de-semana, o Teatr'UBI rumou até Madrid onde alguns elementos deste grupo de teatro participaram nas Jornadas de Artes Cénicas Universitárias Europeias. “Um encontro que serviu para reflectir sobre o teatro universitário no Velho Continente” adiantou ao Urbi, Rui Pires.

Nova peça a 25 de Fevereiro

Entre as deslocações e outros projectos, “ainda há tempo para preparar uma nova peça e um festival de teatro”. A nova estreia do Teatr'UBI está prevista para a 25 de Fevereiro. A peça que tem por base o poema “O Corvo” de Edgar Allan Poe foi adaptada para teatro por Ivan Briscoe, escritor, jornalista e editor do jornal “El País”. Uma personalidade “que cedeu todos os direitos ao Teatr'UBI e que já garantiu a sua presença na estreia da peça”, refere Rui Pires.
Ao todo são seis os elementos que entram nesta peça, “os que estão no grupo há já algum tempo”. A encenação está a cargo da actriz argentina Lorena Briscoe. Ao grupo juntaram-se já dez novos elementos que estão referenciados “para o nosso próximo festival de teatro”, atesta Pires. Sobre esta iniciativa, o responsável pelo Teatr'UBI refere também que está agendada para o início do mês de Março e vai trazer à Covilhã grupos de teatro de França, Espanha, Venezuela e outros países que estão ainda a ser contactados. Os novos elementos do Teatr'UBI “vão apresentar uma performance de rua”, na abertura desse festival”, sublinha Rui Pires.
Este elemento volta a referir que o Teatr'UBI “tem vários convites para participar em diversas actividades”. “Pena que seja sempre a UBI e mais uma ou outra empresa a ajudar”. Segundo Pires, “a falta de ajudas é gritante”. Para exemplificar a situação Pires refere que “a AAUBI não ajuda, financeiramente o Teatr'UBI há mais de quatro anos”.