Junto ao Largo do Calvário
Incêndio destrói habitação

No passado fim-de-semana, uma casa foi consumida pelas chamas. A falta de limpeza da lareira pode ter estado na origem do acidente, que não provocou vítimas.

NC / Urbi et Orbi

Na casa destruída pelo fogo morava uma pessoa idosa

Uma casa, situada junto ao Largo do Calvário, ficou totalmente destruída, após o incêndio que deflagrou na habitação, no passado fim-de-semana, mas do qual não resultaram vítimas. Segundo o comandante da corporação de Bombeiros da Covilhã, José Flávio, “o incêndio terá começado na chaminé”. Segundo aquele responsável, houve uma fuga na chaminé, com passagem de fogo para o sótão, que rapidamente se estendeu a todo o primeiro andar, uma vez que “o alçado era em granito e as divisórias em madeira, tudo materiais de fácil propagação”, acrescenta.
A única residente da habitação terá ateado o fogo à lareira, pela primeira vez este Outono. O incêndio tanto pode ter tido origem na falta de limpeza da lareira, como num sobreaquecimento da mesma, pelo que José Flávio alerta a população para que “façam limpeza das suas lareiras, antes de começarem a acendê-las”.
Depois de destruírem todo o primeiro andar, as chamas consumiram o resto da habitação, de que apenas restam as paredes exteriores. “A boa ventilação no interior do prédio também facilitou a propagação das chamas a todo o edifício”.
No combate às chamas estiveram envolvidos cerca de 10 viaturas e 40 homens. “Não houve danos de maior nas habitações vizinhas, até porque a casa imediatamente a seguir está desabitada”, refere o comandante.