O conhecido fadista actuou no pavilhão do Unidos Futebol Clube do Tortosendo

Gonçalo da Câmara Pereira

Fadista, engenheiro, vice-presidente do Partido Popular Monárquico (PPM), Gonçalo da Câmara Pereira diz que já fez tanta coisa que só falta ser candidato à Presidência da República.
Morou durante dois anos na Covilhã onde fez a 2ª e 3ª classes. Da cidade lembra sobretudo a zona onde habitou e pouco mais, porém ultimamente vem à Covilhã mais vezes.
É fadista profissional há vinte e cinco anos, mas lembra-se desde cedo de fazer os circuitos das paróquias de Lisboa a cantar fado, até que começaram a pagar-lhe para actuar.
Soma já quatro álbuns gravados e mais um para a Bélgica.
Quanto ao grupo de jovens fadistas da região diz que é muito agradável ver jovens cantar como eles cantam, contudo sublinha que como há muita gente a cantar, a concorrência é muito grande e logo têm de trabalhar imenso. Recita Beethoven ao afirmar que “qualquer arte é 90 por cento de suor e só 10 por cento de respiração”.

Gonçalo da Câmara Pereira no Tortosendo
Interior embebido em fado

Primeira gala do Fado deslumbrou plateia de Tortosendo, no passado sábado 19, com as participações de Gonçalo da Câmara Pereira e quatro jovens fadistas da região.

Por Sofia Amaral


Foi na vila de Tortosendo, a seis quilómetros da Covilhã, que se realizou no passado sábado dia 19 de Novembro uma gala de fados organizada pela junta de freguesia local com o intuito de divulgar a cultura na região. À presença do fadista Gonçalo da Câmara Pereira acresce-se Tiago Silva, as irmãs Catarina e Joana Ferreira e José Antunes. Na sala cedida pelo Unidos do Tortosendo figuravam cerca de trezentos espectadores.
David Silva, vice-presidente e representante da Junta de Freguesia do Tortosendo afirma que a instituição “faz a aposta no sentido de divulgar o fado da região”.
Tiago Silva, um dos jovens fadistas presentes, interpretou temas como “Igreja de Santo Estevão” e “Lenda da Fonte” de Fernando Farinha, tendo sido este último dedicado à organização e cantado em uníssono juntamente com o público. “Estranha Forma de Vida” e “Amor de Mel” foram os fados interpretados por Catarina Ferreira. Também sua irmã Joana presenteou os assistentes com temas como “O Fado é Soldado”. O mesmo sucedeu a José Antunes com “A Samaritana”. “Tudo Isto é Fado” foi o tema escolhido e interpretado pelos quatro jovens para finalizar suas actuações. Não menos aplaudidos foram também os seus músicos João Carvalho (na viola) e Manuel Mendes (na guitarra portuguesa).
A assistência, constituída por membros de todas as faixas etárias, mostrava-se desde o início absorvida com as actuações dos jovens. O fadista Gonçalo da Câmara Pereira classificou-os como “a alma do povo”.
O mais esperado da noite, fadista de renome surgiu acompanhado de seus músicos Fernando e Manuel Gomes (nas respectivas viola e guitarra portuguesa). O público esperou pela actuação de Gonçalo da Câmara Pereira, que os ofertou com o seu humor no canto da “Desgarrada”, em tom de encerramento.
A opinião dos espectadores quando inquiridos pelo Urbi acerca da gala, era unânime, “Um espectáculo! Esperamos que no próximo ano se volte a repetir.” O Unidos Futebol Clube do Tortosendo foi um apoiante principal desta gala com a cedência do espaço.