Chuva intensa e frio vão marcar os próximos dias
Protecção Civil adverte
Medidas contra vagas de frio e queda de neve

Com a aproximação do Inverno, os cuidados com as condições atmosféricas são a redobrar. A Protecção Civil alerta para os perigos das vagas de frio, queda de neve e ventos fortes, e dá conselhos para se ultrapassarem estas situações da melhor maneira.


NC / Urbi et Orbi


O Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil anunciou uma série de medidas de autoprotecção para as vagas de frio, queda de neve, ventos fortes que as pessoas da Beira Interior podem vir a sentir com a aproximação de mais um Inverno rigoroso, tão característico na região.
Aliás, a Protecção Civil alerta para o facto de que de que há certas medidas que devem ser tomadas antes mesmo da chegada da nova estação. É o caso do uso de roupa quente e calçado adequado e de verificar sempre se as portas e as janelas têm pontos por onde o ar frio possa entrar para dentro de casa, vedando esses espaços.
Em relação às pessoas que vivem em zonas propensas a ficarem isoladas pela neve, é aconselhado ter sempre em casa uma reserva de água potável e de alimentos ricos em calorias (chocolates e frutos secos, por exemplo), suficientes para dois ou três dias, e uma botija de gás suplente.
Se for apanhado por uma vaga de frio, procure manter-se em casa ou em locais quentes e use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso, evitando as roupas muito justas ou as que o façam transpirar. É de evitar também as actividades físicas intensas. Com as lareiras, o cuidado deve ser acrescido. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
Se tiver de sair de casa, faça-o se tal for estritamente necessário. O perigo maior ocorre quando há vento forte, pelo que não deve sair de casa nessas alturas. Procure proteger o rosto e mantenha as roupas secas, para que se evite a perda de calor. Os idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa.
Se estava a pensar em fazer excursões ou passeios na montanha, o melhor será esquecê-los, caso uma vaga de frio ou queda de neve se aproxime da região. E andar de automóvel, só em deslocações absolutamente imprescindíveis. Mas, se tiver mesmo de viajar, não vá sozinho ou assegure-se de que alguém conhece a sua rota de viagem e sabe as estradas que vai utilizar. Antes de iniciar a viagem, faça uma revisão rápida do nível da gasolina, luzes e travões, e não se esqueça de colocar um líquido anticongelante no radiador e de levar correntes para a neve, se for caso disso. Tente viajar de dia e mantenha o rádio ligado para ouvir as informações meteorológicas ou de trânsito e, sobretudo, conduza cuidadosamente. No entanto, se for surpreendido por um temporal durante a viagem e estiver longe de uma povoação, deve manter a calma e permanecer dentro da viatura, pois esta servirá de barreira ao vento e os pneus actuarão como isolante, em caso de trovoada.