Cidade do Leça
 
 
Matosinhos
 
Para além de toda a tradição ligada à pesca, a cidade situada a nove quilómetros a Norte do Porto, oferece também outros motivos de visita.
O rio Leça vai encontrar o mar em terras de Matosinhos. E é na foz deste pequeno rio que se ergue um dos maiores portos marítimos portugueses, o porto de Leixões. Terra de pescadores e peixeiras, esta cidade foi crescendo sempre à beira do comércio de peixe e nestes últimos tempos, graças à sua proximidade com o Porto.
A Invicta dá trabalho aos muitos habitantes de Matosinhos, os quais acabam por regressar até esta localidade quase só para dormir.
Mesmo assim, Matosinhos oferece magnificas paisagens próprias de uma zona costeira. As praias algo rochosas são banhadas por águas frias, mas esta diminuição de temperatura não se reflecte na beleza paisagística de toda a cidade.
Para quem procura alguma histórica comercial, Matosinhos detêm o primeiro porto de pesca do País e o primeiro do mundo, segundo algumas teorias, dedicado à captura da sardinha. Para além da zona ribeirinha, a cidade oferece ainda alguns monumentos dignos de visita e claro, restaurantes e casas típicas onde os pratos de peixe, como não poderia deixar de ser, reinam nas ementas.