Comemorações do Dia da Padroeira
Uma festa para as crianças

Integrada nas comemorações do Dia da Padroeira, que se realizam há 12 anos na Freguesia de Conceição, a Festa de Natal é um evento dedicado a todas as crianças que nesse dia se dirigiram ao Teatro-Cine.


Por Andresa Olímpio

Um dos pontos altos da festa foi a entrega de presentes às crianças no Teatro-Cine

A tradicional Festa de Natal, parte recreativa das Festas da Nossa Senhora da Conceição, foi iniciada pela participação de grupos de dança constituídos por crianças e adolescentes do sexo feminino que frequentam as actividades do GIR (Grupo Instrução e Recreio) do Rodrigo. Do Académico dos Penedos Altos actuaram Marco Fernandes e o palhaço Tobias. As actuações de Fátima Saraiva, colaboradora nas actividades do GIR do Rodrigo, das jovens que a acompanharam e do seu marido José Beja completaram a parte lúdica deste evento. No final a Junta de Freguesia da Conceição distribuiu uma lembrança a todas as crianças que estavam presentes na festa.
As festas do dia da padroeira foram iniciadas, a 7 de Dezembro, com ofertas natalícias por parte do executivo em exercício na junta de freguesia às escolas e jardins-de-infância da freguesia nomeadamente o Infantário e Escola dos Penedos Altos, Jardim-de-infância e Escola do bairro do Rodrigo e Infantário Bolinha de Neve. A escola A Lã e a Neve, junto ao bairro da Biquinha, apesar de não estar integrada na área da freguesia, foi também integrada neste plano de oferendas pelo facto da maiorias das crianças que frequentam a escola serem residentes na freguesia. Segundo Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia da Conceição, o objectivo destas ofertas “é proporcionar mais meios pedagógicos para a aprendizagem das crianças”.
No âmbito desportivo foram realizadas provas de atletismo, no dia 8, as quais participaram cerca de 250 atletas das categorias iniciados, juvenis e seniores. No mesmo dia estiveram expostas as relíquias de Santa Teresinha na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A nível cultural foi apresentada a edição do livro de António Garcia Borges, residente na freguesia, constituído por textos e fotografias que retratam a evolução da freguesia nos últimos 110 anos. Para Carlos Martins as fotografias patentes no livro trazem memórias do passado de grande importância. O livro foi apresentado no dia 9 no GIR do Rodrigo. No sábado, 10, foram realizados torneios de sueca no Clube Cultural e Desportivo, CCD Arsenal de S. Francisco.
A Festa de Natal teve lugar no Teatro-Cine no passado domingo, 11, pelas 15 horas e 30, foi apresentada por José Marques Pereira Martins, presidente da assembleia da freguesia, o público era constituído, maioritariamente, por crianças.
As comemorações do Dia da Padroeira terminaram ontem, segunda-feira 12, com a entrega de 80 cabazes de Natal às famílias mais carenciadas da freguesia. Esta iniciativa foi criada pela Junta de Freguesia de Conceição e é totalmente suportada pela mesma.