Inteligência Artificial
A crescer dia após dia

Durante quatro dias, questionou-se e debateu-se, nas salas do Edifício das Engenharias da UBI uma das cada vez mais interessantes e crescentes temáticas do mundo da ciência e da tecnologia, a Inteligência Artificial. Foram apresentadas exposições e conferências, a cerca de duzentos participantes, portugueses e estrangeiros.

Por Diana Bento

Segundo os responsáveis, o evento realizado na UBI foi um dos que registou maior afluência

Pela primeira vez, teve lugar na Universidade da Beira Interior, a 12ª Conferência sobre Inteligência Artificial (IA). Um conjunto de nove workshops decorreu no Edifício das Engenharias da UBI, entre os dias 5 e 8 de Dezembro. Nesta 12ª Conferência de Inteligência Artificial (IA), a primeira a ter lugar na UBI, a organização afirma que “foi umas das melhores”. Gaël Dias, docente do Departamento de Informática e um dos responsáveis pela organização refere-se à afluência ao evento e “à qualidade das palestras e trabalhos aqui realizados”. Contando com 190 inscritos, 170 submissões de artigos e 60 por cento de participação portuguesa, “as conclusões não podiam ser melhores”, reitera.
No último dia desta 12ª Conferência de IA, Gaël Dias conclui que “a organização foi muito boa e que todos os participantes gostaram da Covilhã”, especialmente os estrangeiros. Devido ao período de frequências que ocupa parte dos universitários “foi difícil conciliar” e assistir aos workshops da IA, contaram-se 20 inscritos do Departamento de Informática e de Electromecânica.
Daqui a dois anos, tem lugar a 13ª Conferência de IA, e será acolhida por Guimarães e organizada pela Universidade do Minho (UM). Sabendo que o balanço foi bastante positivo e que se trata de eventos que só podem enriquecer as instituições e todos aqueles que têm acesso a eles, “ficamos à espera que daqui a mais uns pares de anos, a Universidade da Beira Interior, receba de novo esta interessante temática, que percorre o País desde 1985”, sublinhou Gaël Dias.