Promover a formação no seio dos jovens empresários é a meta do NERCAB
Empreendedores da região
NERCAB aposta nos jovens

Começou na passada sexta-feira, 16, o curso “Gerir e Empreender”, promovido pelo NERCAB destinado aos jovens empresários da Beira Interior. No âmbito do projecto BI INOVA, o curso pretende facilitar a integração de empresas geridas por jovens no mercado empresarial.


NC / Urbi et Orbi


Com o objectivo de promover o empreendedorismo no mundo académico e empresarial na Beira Interior, o NERCAB, Associação Empresarial da Região de Castelo Branco, encontra-se a desenvolver o projecto BI INOVA. Assim, teve início o curso “Gerir e Empreender”, com a duração de 35 horas, destinado a jovens empresários, com actividade na região, a decorrer no Centro de Formação Empresarial de Castelo Branco.
O BI INOVA conta com uma parceria composta pela Câmara de Castelo Branco, pela Câmara Municipal da Guarda, pelo Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA), pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG). É realizado ao abrigo do Programa Comunitário EQUAL e detém também uma cooperação transnacional com a Alemanha, Espanha e França.
O projecto visa criar um Ensino Superior promotor do empreendedorismo, valorizar acções inovadoras e competitivas que mobilizem competências escolares e profissionais e aproximem a escola do tecido empresarial, disponibilizar apoio técnico, logístico e financeiro à criação de novas empresas e ao seu desenvolvimento e maturação no mercado. A disponibilização aos empresários e potenciais investidores de um serviço de apoio célere e com qualidade que favoreça a desburocratização dos processos é outro dos objectivos pretendidos por este projecto.
O curso promete alterar o posicionamento das empresas geridas por jovens, num mercado cada vez mais competitivo, proporcionando aos formandos a aquisição, aprofundamento e adopção de novos modelos e técnicas de gestão, bem como o incentivo na diversificação da actividade empresarial, através da realização de novos investimentos.
O BI INOVA vai levar a cabo diversas actividades, destacando-se a promoção de concursos de empreendedorismo em meio académico, o desenvolvimento de uma Bolsa de Ideias Inovadoras e Tecnológicas, a realização de workshop's e de acções de formação, a criação de um Gabinete de Apoio às Iniciativas Empresariais (GAIE), entre outras.