Filosofia celebra Natal
Há "Estrela" na UBI

O Symposium Natalício, promovido pelo Núcleo de Estudantes de Filosofia da UBI (Sexto Empírico), apadrinhou o lançamento do novo livro de Gabriel Raimundo, “Estrela”, e outras iniciativas relacionadas com a época.

Por Hélder Prior

Gabriel Raimundo

O Núcleo de Estudantes de Filosofia da Universidade da Beira Interior (Sexto Empírico), apadrinhou, quarta-feira, 7 de Dezembro, o lançamento do mais recente livro de Gabriel Raimundo, “Estrela”, numa iniciativa que decorreu no anfiteatro da Biblioteca Central. Um dia que também assinala a viragem na gestão deste núcleo. Guilherme Leitão foi o vencedor das eleições realizadas durante todo o passado dia 7, sucedendo assim, a Daniel Lopes. O novo presidente do Sexto Empírico, nas primeiras declarações ao Urbi, referiu que “o excelente trabalho até aqui desenvolvido pelo anterior presidente e por todos os membros do núcleo é para continuar”. Tendo como pano de fundo a celebração do Natal que se avizinha, o Symposium Natalício decorreu ao longo de todo o dia e envolveu uma lista diversa de actividades, entre elas, destaque para as eleições para o núcleo e as acções de campanha da UNICEF, as quais tiveram como ponto alto o lançamento do livro “ Estrela” do escritor covilhanense Gabriel Raimundo.
“Nascido nos costados rochosos e nevados da Serra da Estrela”, o escritor deslocou-se ao anfiteatro da Biblioteca Central da UBI para culminar a realização de um trabalho de laboratório que durou cerca de três anos e que, segundo o próprio, “alia humor, amor e amizade num romance que atravessa a história da região”. Apelidado pelos que o conhecem de “optimista incorrigível”, Raimundo cavalgou nas asas da imaginação para reinventar a realidade envolvente através de uma obra que não esquece o passado, mas que, sobretudo, procura fazer a transição para o futuro, sem nunca esquecer o panorama sociológico que envolve a região. Com cerca de 25 anos de escrita, o autor conta com mais de 15 obras publicadas, principalmente obras de carácter regional, que reflectem as vivências de quem conhece e a beleza do nosso património sociocultural.
O evento contou, ainda, com a participação do pintor alentejano Emídio Geraldes, autor da capa de “Estrela”, que trouxe à Covilhã alguns dos seus trabalhos em telha mourisca, numa exposição que aliou a pintura à literatura e que serviu de aperitivo para a primeira grande exposição do pintor que decorrerá na Covilhã no decorrer do próximo ano.