Lanparty V 7.0
Cruzamento de bites e bytes


Durante quatro dias, estudantes da UBI e alguns externos participaram na sétima edição da Lanparty. Este ano com a promessa de a próxima poder tomar proporções maiores.


Por Carina Morais

Esta sétima edição da Lanparty do NINF reuniu cerca de 50 participantes

Mais uma vez organizada pelo Núcleo de Estudantes de Informática da UBI (NINF) com a colaboração do Centro de Informática (CI) da instituição e de algumas lojas de informática da região, a “Lanparty v 7.0” contou com a participação de cerca de 50 pessoas, dez das quais vindas de fora da região.
A organização pode contar com “uma rede local de cerca de 15 Mbits, pertencente à rede interna da Universidade. Neste caso esta foi a primeira Local Access Network (LAN) em que tivemos uma VLan dedicada, ou seja, uma ligação directa entre o CI e a Sala de Testes” como afirma Hugo Oliveira, um dos responsáveis pela organização.
Nesta edição um dos objectivos foi reduzir o número de participantes, em relação à anterior, com vista a colmatar alguns problemas que surgiram em ocasiões anteriores. Principalmente no que diz respeito à capacidade da instalação eléctrica da Sala de Testes onde tem vindo a realizar-se a “festa”, mas também porque a rede da Universidade não tem capacidade para fornecer Internet “ a um número muito maior de participantes”. Este foi, aliás, o motivo que levou a que o último fim-de-semana antes do Natal fosse escolhido para a concentração, “uma vez que já não temos tantos alunos na Covilhã e o número de inscrições pode então ser controlado da melhor forma”, explica o membro da organização.
O interesse que este tipo de eventos provoca nos jovens, inclusivé não “ubianos”, leva a organização a pensar numa próxima Lanparty mais alargada. “Para isso seria necessário o apoio de algumas empresas especializadas na àrea, pois seria preciso muito material. Por outro lado, uma vez que as condições técnicas da Sala de Testes apenas permitem a participação de cerca de 80 pessoas, seria de ponderar a hipótese de encontrar outro espaço com mais condições”.
Entre computadores, cabos de rede, extensões, headphones e switch’s, os participantes levaram consigo cobertores, sacos cama, comida e muita bebida com cafeína para fazer frente às longas horas em frente aos computadores. Houve alguns ainda que se fizeram acompanhar de mascotes e até um hamster (presença assídua deste evento). A única queixa dos participantes já é antiga, tem a ver com a temperatura muito baixa que se verifica no local.
O evento estendeu-se por quatro dias, tempo que os participantes aproveitaram para jogar em rede, partilhar ficheiros, mas principalmente conviver.
A tradição de realizar torneios continuou, houve inscrições em torneios de Counter Strike 1.6; Pro Evolution Soccer 4; War Wraft 3 e Need For Speed - Underground.
Para além destes jogos, marcou presença um grupo significativo de aficionados de World of Warcraft, representando os Thunder Broad Clan, que segundo Edgar Antunes, participante e um dos officers do jogo “É a maior Guild portuguesa pertencente à Horde”.