III Divisão - Série D
Idanhense e Fundão lideram até 2006

Pela primeira vez em muitos anos, duas equipas da região estão nos dois lugares cimeiros de um campeonato nacional quando a época se aproxima do meio. Idanhense e Fundão continuam a fazer história.


NC / Urbi et Orbi

Duas equipas da região lideram agora o campeonato nacional

A surpresa é, agora, completa. O Fundão, em pezinhos de lã, chegou ao segundo lugar e entrou na zona de promoção. A cabeça do pelotão é, agora, e até ao dia 8 de Janeiro próximo, pelo menos, completamente beirã. Idanhense lidera isolado, e os fundanenses vão logo a seguir a quatro pontos de distância, e com os mesmos que Peniche e Eléctrico de Ponte de Sôr.
Os pupilos de Joca ascenderam ao topo numa jornada em que voltaram a somar três pontos. A sétima vitória da temporada, conquistada num derby distrital contra o Sertanense. A Desportiva fundanense quase sempre mais forte e resolveu a contenda ainda na primeira metade com dois golos de Kalló. O primeiro, logo no minuto inicial. A equipa da Sertã não se deixou afectar pelo golo e tentou sempre dar a volta ao marcador. A jogar perante os seus adeptos, os fundanenses dominaram o primeiro terço da partida, mas os forasteiros ainda desperdiçaram duas boas oportunidades para empatar. Mas ainda antes do intervalo, Kalló voltaria a marcar numa jogada com muita culpa para os centrais da Sertã.
Na segunda metade, viu-se um Sertanense mais afoito. Mais rápido e esclarecido, mas sempre que a defensiva não chegava, estava entre os postes um guarda-redes inspirado: Nuno Morais, que com duas excelentes intervenções foi mantendo a vantagem. Marquitos, aos 70 minutos ainda reduz para 2-1, e pouco depois é Giuliano que volta a pôr à prova os reflexos de Morais, mas o acerto defensivo do Fundão não permitiu mais veleidades aos avançados visitantes.
Em Idanha, o conjunto local recebeu o Caranguejeira, de Leiria, e não foi além de um empate a um golo. Ainda assim, conseguiu aumentar a vantagem de liderança, já que nenhum dos perseguidores venceu, e o Peniche folgou. O Fundão é agora o mais directo, mas saltou directamente da sétima posição.
Quanto ao resultado registado no final dos 90 minutos, é o mais justo em função da produção das duas equipas. Numa partida pautada pelo equilíbrio e pela cautela mútua, o Idanhense desfrutou das melhores oportunidades para marcar. Mas seria o Caranguejeira a chegar ao golo quando se jogavam os últimos cinco minutos da primeira parte, numa jogada bonita de Wagner.
Nuno Fonseca sentiu necessidade de mudar algo na equipa para dar mais vivacidade ao conjunto do meio-campo para a frente, e lança Parmalat no lugar de Horácio logo no início da etapa complementar. Um golpe de “génio” já que foi dos pés do avançado que saiu o golo do empate. Curiosamente, foi com o empate que ambas as formações apresentaram o seu melhor futebol. O marcador, porém, já não sofreu mais alterações.
A próxima ronda disputa-se no dia 8 de Janeiro do próximo ano devido à paragem dos campeonatos para férias de Natal. O Idanhense cumpre o seu jogo de folga, mas mantém as liderança já que a vantagem é de quatro pontos. O Fundão procura isolar-se na segunda posição numa sempre difícil deslocação à Marinha Grande. O Sertanense recebe em casa o Vigor Mocidade, de Coimbra, outro aflito à procura de escapar à despromoção.