O passeio com veículos BMW vai ser um dos pontos altos do ano
Calendário de Actividades 2006
Escape Livre entre a aventura e a cultura

Um passeio todo-o-terreno com veículos da marca BMW X3 e X5, de âmbito nacional, e a Aventura Land Rover, são dois dos principais destaques no calendário do clube Escape Livre, agora apresentado na Guarda.


Por Eduardo Alves


O calendário de actividades do Clube Escape Livre para 2006 “pretende espelhar a dinâmica desta associação da Guarda”, dizem os responsáveis. Com um pacote de actividades que “vai trazer à região milhares de pessoas para iniciativas muito diversas mas que, em comum, privilegiam a descoberta de um importante património natural e histórico”, o Escape Livre espera contribuir para o desenvolvimento do turismo na região.
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, salienta que “as dificuldades da vida associativa são uma realidade agravadas por uma diminuição, se não mesmo extinção, de apoios e patrocínios que limitam drasticamente qualquer programa de actividades”. Segundo estes responsável “tínhamos necessidade orçamental de reduzir ainda mais o calendário mas, ou pela tradição de algumas provas ou pelo seu interesse para a região, decidimos não o fazer. Assim 2006 vai ser um ano muito exigente em termos financeiros de forma a podermos cumprir os objectivos”.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, a programação do Escape Livre inicia-se em Janeiro com a tradicional Gala Spal marcada para dia 27. É a oitava edição de homenagem aos pilotos da Guarda e do distrito e que este ano terá a presença do piloto de Formula 1, Tiago Monteiro.
No capítulo do todo-o-terreno a primeira iniciativa é o IV Off Road ACP no último fim-de-semana de Abril e especialmente dedicado aos sócios do maior clube automóvel português. Um mês depois, no último fim-de-semana de Maio, tem lugar o BMW X Experience, passeio que este ano, e com a parceria da BMW Portugal, é dirigido a todos os possuidores de BMW X3 e X5. Ainda no todo o terreno a BP Rota Histórica mantém a abertura a todos os veículos 4x4 dos melhores trilhos da zona raiana com visita a alguns dos mais importantes castelos e praças-fortes. Tem lugar de 8 a 10 de Setembro. A terceira Aventura Land Rover agendada para 13 a 15 de Outubro é centralizada na Serra da Estrela e mantém a ligação estreita entre os concessionários e os clientes da conceituada marca 4x4, desta vez através de espectaculares trilhos de montanha.
O VIII Slalom de Castelo Rodrigo no fim-de-semana de 8 e 9 de Julho traz de regresso a Figueira de Castelo Rodrigo os melhores especialistas das provas de perícia para aquela que tem sido considerada a mais espectacular e melhor organizada do Troféu Nacional de Slalom.
O Clube Escape Livre, que comemora 20 anos de existência em 2006, organiza a última edição de um rali de características únicas e que nas duas últimas décadas ficou marcado pelo convívio, animação e participação de pessoas ligadas ao automóvel. O Rali BP Ford 20 anos, marcado para o fim-de-semana de 14 a 16 de Julho, promete ser a grande festa do automóvel em Portugal.