União Europeia
Centro esclarece cidadãos

O Centro de Informação "Europe Direct" de Castelo Branco, destinado a prestar esclarecimentos aos cidadãos sobre políticas de diversas áreas da União Europeia foi inaugurado na passada semana na Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI).


NC / Urbi et Orbi

Castelo Branco recebeu este projecto que tem como objectivo esclarecer questões sobre a União Europeia

Na Europa dos 25 existem 393 centros, idênticos ao que foi agora inaugurado em Castelo Branco, 13 dos quais em Portugal, 11 no continente e dois nas regiões autónomas da Madeira e Açores, ligados entre si por uma rede informática. "Aceitámos o desafio de dar corpo e meios a esta tarefa de informação. Vamos procurar ajudar os cidadãos na procura de respostas às questões que apresentarem no dia-a-dia" afirma Rui Moreira, director regional de Agricultura da Beira Interior.
A rede de informação "Europe Direct" é um projecto que aposta na divulgação das políticas europeias, nomeadamente no esclarecimento das comunidades ao nível local e regional. Em Castelo Branco funciona na biblioteca do edifício-sede da DRABI, visando responder às necessidades dos cidadãos através de atendimento personalizado, recursos áudio visuais, esclarecimento de dúvidas, distribuição de documentação e acesso à Internet. Está aberto ao público em geral, da parte da manhã entre as 09:30 e as 12:00 e à tarde entre as 14:30 e as 17:00.
"Só é possível construir uma União Europeia na qual os cidadãos se sintam implicados e identificados se houver uma informação efectiva sobre as políticas europeias" considerou, por seu turno, Margarida Marques, chefe da representação em Portugal da Comissão Europeia (CE). Que dá como exemplos as eleições para o Parlamento Europeu "em que a participação portuguesa [ao nível da votação] é particularmente baixa" e os referendos, nomeadamente o da Constituição Europeia. "Só podemos participar no referendo se estivermos informados", sustenta. Sublinhando que a CE tem, em cada capital europeia, a sua representação, Margarida Marques frisa, no entanto, que para existir "uma efectiva participação democrática na construção europeia, temos de ir aos locais ouvir os cidadãos".
Além da informação existente nos centros "Europe Direct", os interessados têm ainda à disposição uma linha telefónica gratuita para Bruxelas, onde 40 profissionais dão resposta às questões colocadas nas 20 línguas oficiais da União Europeia, incluindo o português.