Escuteiros e autarquia reuniram esforços para reflorestar uma área ardida
Idanha-a-Nova
Autarquia e Escuteiros
reflorestam Monte Trigo


O local, composto por 78 hectares , está a receber novas árvores de modo a estar em condições de acolher, em 2007, um acampamento mundial que irá receber dez mil escuteiros.


NC / Urbi et Orbi


A autarquia de Idanha-a-Nova e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) iniciaram na passada semana a reflorestação de um terreno com 78 hectares, que irá receber, em 2007, um acampamento nacional de mais de dez mil escuteiros.
O espaço, propriedade da Câmara Municipal, denominado Monte Trigo, fica situado junto à barragem do Marechal Carmona, a caminho da ermida da Senhora do Almurtão e foi afectado por dois incêndios, em 2001 e 2003, que destruíram a quase totalidade da sua mancha florestal. "Estamos a defender o ambiente, transformando um espaço que foi destruído por incêndios numa zona de desenvolvimento de actividades ao ar livre" afirma Álvaro Rocha, presidente da autarquia de Idanha-a-Nova.
O projecto de reflorestação conta com o apoio da empresa "Bayer Cropscience" que, nesta primeira fase, ofereceu mil e 500 árvores, nomeadamente sobreiros e azinheiras, estando também prevista a utilização de pinheiros mansos. Segundo Álvaro Rocha, a reflorestação irá decorrer ao longo do Inverno e será efectuada "em parceria entre os serviços da Câmara Municipal e os próprios escuteiros".
A autarquia cedeu a utilização do "Monte Trigo" ao CNE, entidade que ali vai instalar o Campo Nacional de Actividades Escutistas, tendo, com essa finalidade, apresentado uma candidatura aos serviços regionais do Ministério do Ambiente para ali serem construídas diversas infra-estruturas de apoio. Do projecto, no valor de 745 mil euros, constam intervenções ao nível das redes de água e saneamento, electrificação e combate a incêndios, cabendo à Câmara Municipal uma comparticipação de 30 por cento do valor total do investimento. O espaço, que segundo a Câmara Municipal contempla "diversas plataformas de acampamento", estará apto, já no próximo ano, a ser utilizado pelo CNE, nomeadamente em acampamentos nacionais.
No final das intervenções de ordenamento, o Monte Trigo irá receber, em 2007, o Acampamento Nacional de Escutas, no qual está prevista a participação de mais de dez mil escuteiros.