Doutoramento em Engenharia do Papel
O estudo das pastas

Um dos processos que mais envolve a produção do papel está relacionado com toda a mecânica que é utilizada na fabricação deste material. Estudar os fenómenos que ocorrem nesse passo foi o objectivo de uma tese apresentada na UBI.

Por Eduardo Alves

Avaliar a importância dos processos mecânicos no fabrico do papel foi uma das metas da tese

O papel é um produto que está cada vez mais relacionado com a actividade humana. Com o aparecimento das novas tecnologias muitos foram os que esperaram um abrandamento na procura deste material. Contudo, isso não veio a registar-se.
A UBI foi palco da apresentação de uma tese de doutoramento relacionada com a produção do papel e com todos os fenómenos mecânicos que lhe são adjacentes.
Álvaro Frederico Campos Vaz apresentou um estudo intitulado “A refinabilidade de pastas químicas papeleiras: um contributo para a avaliação utilizando o refinador Valley”. Um estudo que está relacionado com “um tipo especial de pastas químicas, que são as pastas destinadas à produção de papel”, explica.
Esta matéria, produzida em quantidades industriais, “é tratada de forma mecânica para dar origem ao papel”. No fundo, “o que se desenvolveu com este estudo foi uma metodologia que descreve toda a mecânica envolvida no processo de produção e os efeitos que originam o papel, tendo em vista uma optimização desse processo”, adianta o autor.
Esta metodologia “trouxe uma visão mais aprofundada do processo mecânico que envolve a produção da pasta de papel, sobretudo, no tópicos relacionados com as forças e o comportamento das pastas quando em suspensão”, diz Álvaro Vaz. Uma tese que teve a aprovação do júri cujos arguentes foram Jean Francis Bloch e José António Ganilho Lopes Velho, professor associado da Universidade de Aveiro.