Missa dos Reis
UBI comemora Natal das nações

No passado dia 5 de Janeiro, a Pastoral Universitária da UBI celebrou o Dia de Reis com uma eucaristia e um jantar partilhado. O bispo da Guarda presidiu à cerimónia.


Por Eduardo Alves

Docentes, funcionários e alunos marcaram presença na cerimónia

Perto de uma centena de pessoas celebrou o Natal de uma forma diferente. Docentes, funcionários, alunos e amigos da UBI reuniram-se nas instalações do Centro Cultural e Social da Covilhã para uma celebração eucarística e um jantar partilhado entre os presentes.
Este foi um dos pontos altos das actividades do PASTUBI. No final do dia, docentes e alunos das várias nacionalidades que estão presentes na UBI reuniram-se na capela do centro para assistirem à primeira missa celebrada na Covilhã pelo novo bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Um acontecimento que contou também com a presença do arcipreste padre José Geraldes e pelo capelão da UBI, padre Luciano Costa.
Na homilia, D. Manuel Felício acabou por recordar “o importante papel que a Universidade tem na vida dos homens”. Para o representante da Igreja Católica, “as escolas do saber são também lugares de formação moral e cívica e, sobretudo, lugares de partilha e de entreajuda”. Condições que, segundo o mesmo, “devem de estar sempre presentes na sociedade actual”.
O reitor da UBI, Manuel Santos Silva, vice-reitores, representantes da Acção Social, e outros funcionários marcaram presença neste evento. No final da eucaristia, onde participou o Coro da UBI, teve lugar um jantar oferecido a todos os presentes e que serviu para trocar desejos para o ano que agora começa. Este dia marcou também o final da mostra de presépios que estiveram expostos nos principais pólos da academia.